quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A PACIÊNCIA DEVIDA AOS PROCESSOS DA GRAÇA EM NÓS

"Não é a minha palavra martelo que esmiúça a penha?"
Deus, a Jeremias, o profeta

Dias atrás, conversando com uma pessoa de minha família, ela propôs que eu tomasse uma decisão aparentemente boa, de sair da cidade onde estou morando e acabei de chegar, para qualquer cidade de um outro estado mais próxima a cidade do meu filho com o objetivo de estar mais próximo dele facilitando os encontros e diminuindo os custos de viagens que no momento me são muito pesados.

Boa sugestão! Ótimo conselho!

Seria bom para todos nós, para mim e para ele e no que diz respeito a mim seria aliviador pois só Deus sabe o tamanho das saudades que sinto dele nesse momento e eu sei que embora ele seja uma criança também sente muito a minha falta de uma maneira que eu não compreendo totalmente mas sei que é real na alminha dele.

Contudo, apesar de ser ótima a sugestão e não faltar vontade da minha parte em atendê-la, me é difícil no momento tomar mais uma decisão importante em minha vida visto que acabei de tomar duas seríssimas que mudaram radicalmente no mínimo três vidas sem contar os outros implicados indiretamente no processo. Recebi o conselho com apreço, mas logo disse á pessoa que me deu que me é complicado decidir qualquer coisa de natureza importante agora onde estou tão desnorteado no sentido humano da palavra que nem sei por onde começar ou recomeçar a caminhar. Estou recomeçando mas nem sei direito como e por onde. Estou indo, o vento do Espírito está me levando, a Palavra está me levantando aos poucos, bem devagar...

Por que contei essa pequena experiência a você hoje?
O que ela tem a ver com sua vida por exemplo ou com o título proposto para essa reflexão?

A relação que faço entre essa pequena experiência de impotência quanto a decidir mais uma vez nesse momento e a palavra do Senhor a Jeremias dizendo sobre a natureza da sua Palavra é que a Graça de Deus se manifesta em nós através de um processo contínuo de exposição á Palavra e ao Espírito Santo e não de uma maneira mágica e instantânea como que "de uma vez só".

Esse é o significado das palavras de Deus a Jeremias. É uma metáfora, uma figura de linguaem que traz um símbolo do sentido no qual a palavra age nos corações humanos.

Qual é esse significado? Como a palavra age nos corações humanos? O que significam as figuras do martelo e da penha em relação a nós hoje?

Como um martelo quebra uma rocha?
Rapidamente?
É instantâneo ou um processo?

Todos nós sabemos que qualquer pessoa que se disponha a quebrar uma rocha verdadeira apenas com um martelo ou não conseguirá ou terá pequenos resultados depois de muito esforço contínuo de trabalho durante um longo tempo, "a long time". Assim, o que o Senhor nos ensina é que nosso coração é tão duro quanto uma rocha e por isso precisa de um martelar constante da marreta da sua palavra trabalhando dioturnamente nesse processo contínuo.

Você pensa que Deus não trabalha? Trabalha e muito duramente, todos os dias, enviando sua palavra, soprando seu Espírito, levantando homens e mulheres para lhes ser instrumentos, etc. Jesus mesmo disse que tanto ele quanto seu Pai trabalhavam duro em favor da conversão do duro coração humano.

Portanto, para finalizar, porque o tempo aqui da lan house está terminando, pois eu teria muito mais a dizer, proponho a você identificar se porventura há uma pressa precipitada em sua vida que rejeita a paciência de esperar os processos da Graça de Deus em você. Talvez seja uma pressão externa de alguém que está tentando te fazer decidir algo que você não quer ou não tem certeza ainda.

Tenha paciência. Espere mais um pouco. A espera pode ser maravilhosamente boa.

Deixe o martelo da palavra esmiuçar mais um pouco das durezas do seu coração empedernido.
Dê tempo ao tempo. Desista dessa sangria desatada, esse comichão de ter que resolver tudo na mesma hora em que aparece diante de você.

Ore. Peça sabedoria a Deus. Respire fundo. Coma. Durma. Compartilhe a possibilidade com um amigo.

Deus o abençoe e realize todos os processos necessário em nossos corações, hoje e sempre. Amém.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário