quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMO VENCER A ANSIEDADE?

"...todas estas coisas vos serão acrescentadas"
Jesus, no meio de uma fala sobre ansiedade, registrada em Mateus 6.25-34

As pessoas estão cada dia mais ansiosas. Muito ansiosas. Freneticamente ansiosas.
Respiram ansiedade. É difícil você encontrar um ser humano que não padeça de tal mal em nossos dias.
Contudo, a ansiedade não é um mal moderno, pois se observarmos apenas as Escrituras já teremos a certeza que trata-se de um estado de alma antigo, um mal que sempre acometeu o ser humano.

Antes de Jesus, por exemplo, dizer essas palavras sobre o assunto, o profeta Isaías, no capítulo 30, já tratava do mal sem que ele recebesse esse nome. Lá está escrito: "Em vos converterdes e sossegardes está a vossa salvação". Ele receita o sossego como fruto inequívoco da verdadeira conversão ao Senhor, pois converter-se genuinamente é sossegar, tranqüilizar o coração atribulado pela fé na palavra e na ação do Espírito Santo.

Portanto, a ansiedade é um mal inerente a alma humana em qualquer época e lugar que um homem viver e habitar. Até um monge num mosteiro pode ser acometido por esse mal (e eles são pode ter certeza).

Sendo então um estado de alma independente de circunstâncias exteriores, o que de fato causa a ansiedade? O que a gera? O que a produz? Qual é a raiz de onde ela brota? De que fonte ela escorre?

Eu creio, de todo o meu coração, depois de anos observando tanto o significado das palavras registradas nas Escrituras quanto a realidade da alma das pessoas no dia a dia, que a causa básica (não única) que gera a ansiedade no coração humano é a incredulidade. Sim, a falta de fé.

A ansiedade é filha da incredulidade!

Por quê ela se instala em nosso interior? Porque nos falta fé.
Você já viu um homem cheio de fé e ansioso? Com certeza não, pois uma exclui a outra.

A ansiedade é criada pela incredulidade básica a respeito do amor e cuidado de Deus por nós.

Inquietamo-nos quando descremos, ainda que por um instante, que o Senhor cuida de nós hoje, como cuidou ontem e cuidará amanhã. Quando nos falta fé para confiar que Ele cuida de nosso corpo, alma, espírito e de todos os que porventura estão sob nossa responsabilidade.

Essa incredulidade cega e diminui nossa percepção da extensão da vida. Por isso, Jesus disse que quando andamos ansiosos a vida se torna pequena, mesquinha, restrita ao arroz e feijão, ou a moradia, ou as roupas, etc. Sua pergunta é retórica e toda pergunta retórica pode ser transformada em afirmação: "Não é a vida mais que o alimento e o corpo mais que as vestes" diz Ele querendo dizer: "A vida significa muito mais do que se pode ver, do que é material, da satisfação física imediata. A vida é muito mais que comida, bebida, vestes, bens, carros, casas, dinheiro....". Ele nos convida a ampliar a visão observando a natureza, fauna e flora, para percebermos que apesar de não pensarem como nós, não ficarem ansiosos como os humanos, ou sejam totalmente despreocupados, os bichos e plantas são cuidados pelo Pai Celeste.

Só vencemos a ansiedade pela fé.
Só vencemos a ansiedade com fé que mata essa incredulidade referente ao amor e cuidado paterno de Deus por nós.

Você pode procurar um psicólogo ou psiquiatra; ser diagnosticado com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo); tomar medicamentos contra ansiedade ou até antidepressivos que também são receitados erroneamente por alguns profissionais; pode começar a fazer ioga, meditação transcedental ou coisa parecida; mudar-se para o interior do país procurando uma vida mais tranqüila; enfim, tomar qualquer dessas atitudes ou todas combinadamente e ainda sim permanecer ansioso.

Se você continuar descrendo, continuará ansioso. Quanto menos fé mais perturbação. Quanto maior incredulidade mais intensa inquietação.

Por quê você acha que Paulo o apóstolo recomendou vencer a ansiedade por meio da oração?
Lembra-se do que ele diz em Filipenses 4.6?

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; antes, porém, vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas com ação de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará  a vossa mente e coração em Cristo Jesus".

Só ora quem crê, logo orar com fé é remédio santo para vencer a ansiedade, pois a oração é resultado de fé no coração humano.

Pedro diz que nós precisamos lançar nossas ansiedades sobre o Senhor porque Ele tem cuidado de nós.

Precisamos crer que todas as outras coisas, como disse Jesus, serão mesmo acrescentadas.

Necessitamos buscar primeiro o seu reino e sua justiça e esquecermos um pouco de nossos interesses particulares.

As pessoas andam ansiosas por que são incrédulas.
Mas podem se tornar serenas e tranqüilas a partir do momento em que crerem.

Você padece de ansiedade crônica e constante?
Sim, pois existe a ansiedade momentânea e circunstancial que acomete a todos os homens, mas também o estado constante de ansiedade contínua. Algumas pessoas, esse pode ser o seu caso, estão afundadas em um poço de ansiedade crônica sem tamanho e precisam urgentemente de socorro.

Você vive apressado e nervoso?
Inquieto e agressivo?
Preocupado sempre com as mesmas coisas? Aluguel, prestação do carro, água, luz, telefone, etc.?

A vida para você é só isso?
Trabalhar e pagar as contas? Tem certeza que não há mais nada que viver ou em que pensar?
Será que não há fé, amor, graça, experiências diversas a serem vividas nesse chão?

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário