sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A IGREJA DO DINHEIRO E A IGREJA DO PODER

"Não possuo ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou:
em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta e anda"

Pedro, apóstolo do Senhor Jesus, ao paralítico da porta Formosa do templo
Atos 3.6

Carros importados luxuosos.
Dias atrás fiquei sabendo que o filho de um líder de uma denominação muito conhecida no Brasil foi barrado pelo pai sensato porque queria comprar um carro. Estranhou? O problema é que o carro ao qual ele queria comprar era simplesmente uma Ferrari, modelo caríssimo, que todos sabem que não sai por menos de R$ 500.000,00 o modelo mais barato e acessível.
Templos gigantes imponentes.
Duas denominações neopentecostais bem conhecidas seguem na luta competitiva para ver quem possui o maior templo do Brasil. São obras gigantescas financiadas pelos fiéis enganáveis admirados por catedrais de pedras, mármore, ouro e qualquer outro material que dê aparência de majestade a obra.
Roupas finíssimas.
Hoje fiquei sabendo que certo líder exige de seus seguidores que andem descalços carregando a bandeira de Israel para todo lado pateticamente enquanto ele mesmo só veste ternos de alta costura e sapatos italianos caríssimos.
Horas extras fenomenais.
Alguns "pastores" chegam a embolsar R$ 15.000,00 de uma só vez em uma noite "especial" de pregação e enrolação na "igreja" de seu comparsa que também receberá de volta a benevolência de visitar a igreja do amigo e também embolsar alguns trocos desses para seu "pão de cada dia".

Falta-me tempo e motivo para acrescentar mais uma série de fatos parecidos com esse que acontecem todos os dias nesse nosso país no ambiente ainda chamado evangélico, mas que cada vez mais se distancia do verdadeiro significado e espírito do verdadeiro Evangelho de Jesus.

Esse movimento evangélico é a igreja do dinheiro. É servo de Mamom. Seu ídolo é a posse, o enriquecimento, a prosperidade material como sinal da benção de Deus, a ascensão financeira e social como marca de que se é verdadeiramente um filho de Deus.

E a cada dia o caso fica mais sério visto que nenhum temor lhes habita mais o coração diante daquilo que fazem. Dias atrás, infelizmente, todos nós assistimos a cena hilária e ao mesmo tempo terrível, de um grupo de "irmãos" na "fé" orando agradecidos a deus pelo dinheiro que acabavam de desviar e pelo fato de que o esquema havia dado certo e nenhum deles fora pego pelos órgãos de fiscalização. Nojento. Asqueroso. Se em nós já produz nauseas imagine então que tipo de sentimento produzirá no coração do Senhor? Se alguns irmãos lúcidos já abominam lucidamente tal ato e fato, que diria o Altíssimo se pudéssemos ouvir um comentário seu a respeito de tal acontecimento?

Essa é a igreja do dinheiro que não tem poder.
Daí alguém pergunta: "Como não tem poder se milagres são mostrados a todo instante na tv?"
Sim, supostos milagres são mostrados, mas sabe lá Deus se algum deles é verdadeiro, pois já ouvi da boca de pessoas confiáveis e que tiveram acesso aos bastidores de tais reuniões que há muito engano e encenação para produzir falsos milagres todos os dias na tela da tv. Sim, eu creio de todo o coração, baseado nesses testemunhos fiéis e também a observação do maucartaismo de tais líderes, que de fato a maioria senão todos os sinais "operados" são mentirosos; ou então, são sinais verdadeiros operados pelo próprio diabo para confundir o povo; ou ainda, alguns desses milagres, sendo verdadeiros frutos de fé simples de corações que amam o Senhor ou manifestações soberanas do Altíssimo, são arrebanhados e associados ao tal ministério como se essa relação da pessoa com o ministério fosse a causa de tal milagre sendo realizado.

Se algum deles me ler, vai dizer que sou incrédulo e por isso duvido da legitimidade desses milagres. Talvez me perguntem também se por acaso eu já tive uma experiência de ver um sinal, para que, se eu disser que não, a tese deles de que sou incrédulo se comprove, visto que na mentalidade deles, profeta que não faz milagre é falso e discípulo de Jesus que nunca viu milagre é incrédulo.

Contudo, quem aqui fala é alguém que já viu um sinal acontecer dentro da própria casa, na garagem onde se guarda o carro. Já contei o fato muitas vezes a muitas pessoas e inclusive aqui neste blog em outro texto chamado "O DESCANSO EM DEUS PELA FÉ QUANDO FALTA ALGO". Portanto, aqui e agora, apenas resumirei o testemunho para prosseguir. O sinal que experimentei dentro de minha própria casa foi o aparecimento de combustível alcool no tanque de meu carro no ano de 2008. O combustível apareceu do nada em algum momento dos 10 dias em que o carro ficou parado na garagem justamente por falta de combustível para rodar porque meu dinheiro havia acabado.

Como posso eu não crer no que vi? Seria uma blasfêmia negar o que me aconteceu.
Contudo, o que mais me ensinou espiritualmente falando nesse caso do milagre experimentado, foi a maneira como tudo aconteceu. Talvez alguém pense que jejuei, fiz campanhas, votos, orações constantes, vigílias, correntes, etc. Mas nada disso ocorreu. O milagre aconteceu sem que eu sequer houvesse pedido uma única vez. Eu não fiz uma oração pedindo dinheiro para abastecer e muito menos passou pela minha cabeça a idéia de orar pedindo que Deus fizesse o combustível aparecer subitamente dentro do tanque.

A igreja do dinheiro é incrédula. E porque digo que é incrédula?
Porque confia justamente no dinheiro e não no Senhor.

Todo incrédulo vive atrás de sinais, por isso existe essa pirotecnia evangélica de show e apresentações de falsos milagres.

O verdadeiro homem e mulher de fé não vive procurando sinais. Ele crê mesmo que nunca veja uma prova cabível da manifestação visível do poder de Deus. O verdadeiro profeta não é aquele que faz sinais, mas o que fala a verdade sempre, como João Batista, que segundo a Escritura, não realizou nenhum sinal, mas foi verdadeiro profeta pois tudo quanto disse era verdade.

Mas para a igreja do dinheiro, João Batista era falso, afinal além de pobre morador do deserto ainda não operava prodígios. O que seria dele hoje em um púlpito evangélico? Não seria nada porque ele não seria deixado nem entrar nas babéis de luxo das catedrais da manipulação e da mentira.

Portanto, a igreja do dinheiro não tem poder genuíno.

A igreja do dinheiro é uma farsa porque geralmente os sinais acontecem como manifestação de suprimento de necessidade. Observe as Escrituras. Veja se você encontra algum milagre que alimentou capricho e vaidade? Vê se os milagres genuínos eram da compra do camelo mais novo e forte do momento?

Não, absolutamente. A necessidade produzi uma atmosfera ideal para o milagre acontecer, pois Deus não é um ser caprichoso que vive para  atender vaidades de seus súditos, mas um Pai que cuida totalmente do suprimento das necessidades de seus filhos.

Veja o caso de Pedro e João em Atos. Eles não tinham nada nos bolsos. Hoje em dia não teriam nem na carteira, nem na conta bancária, nem no cartão de crédito, nem em lugar nenhum que se possa nomear na atualidade. Eram pobres. Viviam na corda bamba. Trabalhavam hoje para comer amanhã. Não tinham poupança. Contudo, o relato de Atos diz que eles tinham o poder genuíno do Espírito Santo que curou aquele homem sentado á beira da entrada da porta do templo.

Essa é a igreja do poder. Aqueles eram homens cheios de fé e do Espírito Santo.
Vazios de posses, cheios de unção.

Parece que uma coisa tem tudo a ver com a outra. A falta de dinheiro com a sobra de poder bem como a falta de poder com a sobra de dinheiro.

Assim como aquela igreja SEM DINHEIRO possuía poder, essa igreja COM DINHEIRO não tem poder.

O poder se aperfeiçoa na fraqueza e falta de dinheiro também é grande sinônimo de fraqueza principalmente nesse nosso mundo capitalista.

A igreja do dinheiro, se fosse colocada diante do coxo (assim como é posta diante de muitos necessitados hoje) diria o seguinte:

"Possuo ouro, prata, mármore, templos, helicópteros, aviões, canais de tv, ternos Armani, etc;
MAS o que você precisa eu não tenho. Fica para a próxima. Adeus".

A qual igreja você pertence?
A do dinheiro ou a do poder?

Se formos sinceros, reconheceremos que pertencemos a do dinheiro e não da do poder; ou pior ainda, da sem dinheiro e sem poder, o que é uma lástima terrível também.

Espero o dia em que eu e você possamos ser Pedros e Joões para a multidão de necessitados que encontrarmos pelo caminho. Amém.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário