quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O RELÓGIO DA ALMA

"...tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;"
Eclesiastes 3.2

Estou vivendo a realidade das palavras acima citadas retiradas do livro de sabedoria do Eclesiastes. A única diferença que existe, no meu caso neste instante importantíssimo de minha existência nessa terra é a ordem da mensagem que o texto traz. No meu caso uma inversão seria necessário para refletir melhor meu momento de vida: "...tempo de arrancar o que se plantou e tempo de plantar".

Sim, no meu caso e experiência atual estou praticamente no meio das duas etapas, entre o momento do arrancamento do que se havia sido plantado por anos e o futuro que precisa ser recomeçado do zero com semeadura simples total novamente.

Para quem não me conhece nem minha história resumirei agora rapidamente o que significa esse arrancamento para que você entenda realmente o que lhe digo. O meu "arrancamento" do que estava plantado significa uma amputação tripla que precisei fazer para continuar a seguir a Jesus conforme o entendimento simples do Evangelho que tenho recebido. Foram três separações: desligamento da denominação evangélica protestante histórica (Igreja Presbiteriana do Brasil), separação por divórcio daquela que foi minha mulher durante seis anos e também uma separação geográfica do meu filho visto que ele ficou morando com a mãe a 1000 Km de onde eu consegui trabalho e moradia.

Portanto, essas palavras do Eclesiastes têm todo significado para mim neste mometo bem como para qualquer pessoa que se encontre em situação parecida comigo, de falência financeira, profissional, do casamento, algum relacionamento duradouro ou qualquer outra experiência humana igual ou mais dolorosa que estas perdas.

Contudo, existe a segunda parte da história, que é o recomeço, o "plantar de novo" algo novo no lugar daquilo que foi arrancado. Eu já começo a voltar meus pensamentos para essa nova semeadura, com muito mais cuidado e responsabilidade, pois como qualquer outro em meu lugar desejaria, eu quero plantar uma semente melhor que dê frutos mais doces, constantes, de melhor qualidade que os primeiros.

Sinto que já comecei a semear, mas ainda nem sei muito como, pois acabei de chegar em uma nova cidade, totalmente desconhecida, onde todos ainda são um pouco estranhos para mim enquanto eu também ainda sou um mistério para eles. Não tomei nenhuma iniciativa consciente de semeadura real, mas percebo que só minha presença diante deles e a deles diante de mim já causa uma espécie de plantação, de lançamento de sementes, de contato, visto que ninguém é neutro nessa história, nem eu que ainda não tomei iniciativas firmes de plantação nem eles que também ainda não se manifestaram muito com relação a minha pessoa. Contudo, muitas coisas estão acontecendo, mesmo que invisivelmente. Eu, por exemplo, já tive dois sonhos revelatórios depois que cheguei na cidade, nos quais o Senhor me mostrou duas realidades que já aconteceram e estão acontecendo com relação a mim e as pessoas que acabei de conhecer. Graças ao Senhor que falou comigo porque se Ele não falasse eu continuaria ás escuras, sem compreender nada ou apenas pouco do que é real espiritualmente falando nesses dias.

A vida é assim mesmo como diz o Eclesiastes: alternada por estações e tempos diferentes!

Por isso, nós precisamos pedir a Deus que nos revele quem somos e em que estação e tempo estamos para adquirirmos sabedoria do alto e vivermos de acordo com o significado dos tempos de nossa breve passagem por aqui. A passagem já é breve, portanto, nós precisamos de entendimento, caso contrário, além de curta, nossa estada aqui será um desastre, pois qualquer homem que não recebe do alto tal iluminação perde o tempo que já é pequeno aqui envolvido com tudo que é morte, insensatez, vaidade, capricho, correr atrás do vento, como diz o próprio livro do Eclesiastes. O salmos também alerta: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio". O que é aprender a contar os dias senão compreender as estações e tempos de nossa breve vidinha aqui?

Você compreende as estações da sua vida?
Sabe que tempo vive hoje?
Entende o que é necessário e bom para esse tempo e estação?
Compreende a etapa que está acabando ou a que está iniciando para você?

Tempos atrás assisti uma reportagem sobre o relógio biológico do corpo humano. Lá a ênfase era no cuidado que deveríamos ter, mas não temos, com o nosso corpo, respeitando uma cronologia interior essencial para a diminuição das doenças, o retardo dos efeitos da velhice e outros tipos de problemas. Se nós respeitássemos mais esse relógio biológico interior e orgânico de nosso corpo, ou seja, os tempos e modos do organismo, com certeza viveríamos melhor por mais tempo. Quando terminei de assistir esse programa fiz uma aplicação ilustrativa a nossa alma porque percebo que as Escrituras em vários textos nos ensinam que a alma também têm um relógio interior de contagem e rotação do tempo que deve ser respeitado. Podemos chamá-lo de "O relógio da alma". Esse relógio da alma é uma absorção e compreensão de todas as experiências vividas por nós até aqui onde chegamos. É uma reflexão interior acerca de quem nós e o que nos trouxe até aqui. Ele deve ser respeitado, pois muitas pessoas sofrem desnecessariamente sem saber que a causa é simplesmente a falta de entendimento acerca dos dias, horas e minutos marcados por esse relógio.

Eu, por exemplo, tenho agora 28 anos de idade cronológica, mas sinto que minha alma já tem pelo menos uns trinta e cinco e ás vezes me enxergo com 40. E isso não é uma sensação meramente subjetiva, mas pode ser confirmada objetivamente por um aspecto relevante para minha compreensão do meu "relógio" interior. Meus mais importantes relacionamentos nos últimos dez anos foram com pessoas mais velhas que eu. Foram uma namorada e uma esposa como também dois amigos. Essa minha namorada, há dez anos atrás, tinha 3 anos a mais de idade do que eu e minha esposa que conheci 3 anos depois de terminar esse namoro têm 11 anos a mais que eu. Os dois amigos também têm no mínimo 10 anos de diferença de idade em relação a mim. Portanto, essa afinidade para relacionamentos com pessoas mais velhas que eu também indicam uma falta de compatibilidade para relacionamentos íntimos com pessoas mais novas ou de minha idade.

Qual é a idade da sua alma?
A mesma do seu corpo?
Talvez você seja mais nova de alma do que de corpo e aja essa descompensação da falta de maturidade.

E eu não estou falando de chatice e ranzinzice de velho, mas de maturidade real e feliz de quem já caminhou alguns passos para frente na carreira da existência na terra.

Você consegue compreender seu "Relógio da Alma"?

Tente discerní-lo porque esse é um entendimento importantíssimo para qualquer ser humano na face dessa terra.

Deus o revele a você. Amém.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário