quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O JARDIM DA ALMA HUMANA

"Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus..."
Davi, conversando consigo mesmo diante de Deus para descobrir os mistérios de sua própria alma

Ontem, enquanto eu cuidava do pequeno jardim que plantei há poucas semanas - jardim esse que as vezes chamo apenas de "canteiro" de flores, visto que el é mesmo apenas um canteiro - comecei a pensar na semelhança entre o cuidado delicado que plantas e flores exigem com o mesmo cuidado sensível que precisa a alma humana.

Sim, a alma humana é um jardim delicado que precisa ser cuidado com muita sabedoria, paciência e atenção.

Precisei dessa sabedoria, paciência e atenção enquanto tirava com as mãos, uma por uma, as mudas de mato que cresciam juntas com as flores. Eu só plantei flores e plantas que as sustentam, mas os matos apareceram intrusamente, sem serem plantados, queridos, chamados a vida ou desejados. Lembrei até de uma parábola conhecida que Jesus contou sobre a natureza e ceifa de todos os filhos dos homens na consumação do século: a do joio e do trigo. Aqueles matos poderiam muito bem serem chamados de "joios" que nasceram e cresceram contra a minha vontade, apenas para me dar trabalho e atrapalhar o crescimento das plantas e flores, que, por sua vez, podem ser chamadas de "trigo". Levei tanto a sério a comparação que esperei ambos crescerem para só depois com mais precisão arrancar os matos correndo menos risco de sacrificar alguma planta ou flor plantada com alegria por mim. Transferi aquele princípio da parábola que Jesus chamou de "espera até o crescimento", para que na ânsia de arrancar o joio, o agricultor também não cometesse o engano de matar o trigo junto.

Daí comecei a viajar no significado do que é a alma humana, suas doenças e intrincamentos.

Ela é um belo jardim plantado pelo criador, mas foi corrompida por diversas ervas daninhas, joios, matos, venenos, tornando-se então, um jardim comprometido que precisa do toque e trabalho das mãos de um agricultor sábio, paciente, amoroso e perseverante.

São muitos os joios que nela nascem, crescem e se desenvolvem.
Muitos mesmo. E se não houver uma intervenção divina através de instrumentos humanos sabiamente preparados, há de ser perder a saúde e beleza do jardim todo, pois os venenos são mortais, paralisantes, entorpecedores, fatais, terríveis.

As almas de todos os homens são assim!

A minha é e a sua também!

Então, a pergunta a ser respondida por nós é a seguinte:

SERÁ QUE TEMOS PERMITIDO QUE O GRANDE AGRICULTOR MEXA E TOQUE COM SUAS MÃOS CURADORAS NA TERRA E BROTOS DE NOSSA ALMA?

SERÁ QUE TEMOS RESPONDIDO "SIM" A PERGUNTA SIMPLES PORÉM DESCONCERTANTE DE JESUS A NÓS SEMPRE COMO FAZIA NO PASSADO POR AQUI?

AQUELA PERGUNTA PEQUENA, MAS PODEROSA: "Queres ser curado?"

QUERES SER CURADO?
QUERES SER TOCADO?
QUERES SER MEXIDO?
TENS DISPOSIÇÃO PARA A DOR QUE CURA?
ACEITAS EXPOSIÇÃO SE NECESSÁRIO FÔR?
TENS CORAGEM DE ABRIR O SEU INTERIOR TODO?

O Senhor é o jardineiro que trabalha todos os dias na alma daqueles que se abrem para ele.
Mas só para quem quiser visto que ele não é ladrão que pula a janela, nem bandido que arromba a porta, nem aquele que abre pelo lado de fora pois o poder de abrir, nesse caso, está nas mãos de quem tem a chave e pode fazê-lo do lado de dentro.

"Eis que estou a porta e bato...se alguém abrir"
"Todo ramo que dá fruto, podo, para frutificar mais ainda..."

Você quer ser curado dia a dia pela Palavra e o Espírito do Senhor ou prefere que seu jardim interior torne-se apenas um matagal horrível que sufoca você para sempre?

Espero que estejamos abertos para o mexer do semeador em nossas almas.

THiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário