quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A FRUSTRAÇÃO É UMA BENÇÃO!!!

"O Senhor frustra os desígnios das nações e anula os intentos dos povos"
Salmos 33 versículo 10

Quem de nós nunca teve decepções, frustrações, desilusões?
Quem nunca perdeu alguém ou algo importante?
Quem porventura nunca experimentou a dor do desengano?
Qual o ser humano que passa por essa vida isento de tais sofrimentos?

Comecei a sofrer decepções grandes aos 9 anos de idade quando, subitamente, meu pai faleceu num acidente rodoviário envolvendo o caminhão que ele dirigia. Foi um grande choque para mim porque apesar de ser criança e não compreender exatamente o que acontecia, eu senti a dor de sua falta, pois os adultos me diziam que ele não voltaria. Nos primeiros meses eu até fantasiei imaginando que ele havia feito apenas mais uma viagem como tantas realizadas antes e que sempre terminavam com o final feliz da sua volta e reencontro com toda a família. Contudo, os meses se passaram, eu fui crescendo e tive que admitir para mim mesmo, ainda com 10 anos de idade, que dessa vez ele não voltaria e talvez eu nunca mais o veria, principalmente porque naquela época eu não conhecia o Evangelho e nem tinham certeza da eternidade como realidade presente na vida de todo aquele que crê.

A vida foi passando e outras decepções e frustrações aconteceram. Umas comigo mesmo; outras a respeito de outras pessoas, expectativas ilusórias que sempre acabavam na inescapável barreira da realidade.

Nesses dias mesmo estou frustrado. E é uma frustração profunda, não a respeito de acontecimentos exteriores incontroláveis como foi a morte de meu pai, mas em relação ao auto-enxergamento que o Senhor me tem dado e o qual me tem rasgado por dentro, moído minha alma, quebrantado-me até ao chão, esmagado-me.

Essa é a maior decepção que podemos ter: a de ser quem nós somos. A de enxergar a porcaria que sempre fomos ou nos tornamos depois de certo tempo e certos anos e ambientes vividos. No meu caso, fiz questão de contabilizar, só para entender um pouco mais onde e quando tudo começou. São anos e anos de inhaca existencial, ignorância, presunção, arrogância, narcisismo, egoísmo e muitas outras palavras que designam estados e doenças da minha alma que só agora começo a enxergar.

Dói e dói muito, mas agradeço ao Senhor por me providenciar essa salvação.

A frustração de enxergar o meu próprio ser como ele é foi muito grande, MAS foi vencida pela gratidão ao Senhor pelo fato de ter me salvado de mim mesmo.

As desilusões são uma benção porque nos salvam de nós mesmos, principalmente da visão distorcida que temos acerca de nossa realidade espiritual.

As palavras do Salmo acima citadas nos ensinam que o Senhor não apenas PERMITE que frustrações venham a todos os filhos dos homens de todas as nações da terra como também REALIZA decepções propositais em nossas vidas com o objetivo de nos salvar. Sim, parece maldade de Deus mas é pura bondade que Ele intervenha em nossos tortos caminhos para endireitá-los conforme sua vontade.

Feliz o homem que é frustrado pelo Senhor!

Feliz a mulher que é desiludida pelos propósitos do Altíssimo!

GRAÇAS A DEUS pelas expectativas frustradas sofridas por todos nós!

Nesse momento me lembrei que geralmente Deus de um modo peculiar desilude as pessoas que ele deseja usar para alguma obra específica, como profetas e apóstolos. Jeremias, já foi desiludido desde o começo quando Deus disse que o povo ao qual ele pregaria não se converteria; Paulo, o apóstolo, ao receber o chamado caiu do cavalo literal e espiritualmente e em seguida recebeu o seguinte consolo: levanta-te porque eu te mostrarei o quanto importa SOFRER pelo meu nome. Jesus, como diz a Escritura, conhecia muito bem a natureza humana e por isso nunca se iludiu com qualquer homem mesmo o mais cheio de fé, entendimento ou amor. Esse, mais do que os outros, obviamente, nunca se frustrou porque nunca cultivou altas expectativas a respeito de ninguém. A encarnação, para ele, já foi um esvaziamento que lhe deu consciência plena de cada passo necessário a ser dado nesse nosso planeta terra.

Você está frustrado? Decepcionado? Desiludido?

GRAÇAS A DEUS!

Levante as mãos para os céus e agradeça ao Senhor por todos esse "males".

O dinheiro acabou? A empresa faliu? O marido lhe traiu? O filho se rebelou? O pastor escorregou? A igreja te crucificou? O emprego sumiu? A velhice chegou? A enfermidade apareceu? Está doendo muito?

GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS!

Oro para que o Senhor continue a desiludir-te.

Decepcione-nos Senhor! Frustra nossos planos! Anula nossos intentos! Em nome de Jesus. Amém.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário