segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

SERÁ QUE DEUS CRIOU O MAL?

"Eu sou o Senhor teu Deus e outro não há. Criei a luz e faço as trevas; faço a paz e crio o mal"
Deus, ao profeta Isaías, no capítulo 45

Esses dias atrás lendo o livro de Lamentações do profeta Jeremias, por um outro motivo que não é questionar a origem do mal e sua causa, me deparei com uma elucubração do profeta acerca do significado de certos acontecimentos presentes na vida de Israel naqueles dias. Na verdade, ele, juntamente com o povo, sofria muitas calamidades físicas, psicológicas e espirituais, de muitas naturezas e manifestações diferentes: pobreza, fome, escárnio, angústia, desesperança, etc. Jeremias então, tentando compreender mais profundamente o que originava todo aquele mal, começa a refletir e orar; orar e refletir bem como também escrever suas orações e reflexões a respeito.

Primeiro ele constata que a calamidade era resultado e conseqüência do próprio pecado do povo. Eles haviam se afastado do Senhor e se embrenhado pelos seus próprios caminhos, pecando deliberadamente, embriagando-se de muitos entorpecentes espirituais como a religião, a hipocrisia, a maldade, a indiferença, etc.

Depois ele percebe que a calamidade toda não era apenas resultado óbvio e imediato do prórpio pecado de Israel. Havia algo mais, uma fonte mais profunda, uma origem mais entranhada, um mistério que poderia explicar ou pelo menos elucidar um pouco mais a intrigante sensação de inquietação. Então, o profeta considera que Deus PERMITIU o mal como castigo-disciplina necessária para o bem do povo, isto é, Deus NÃO IMPEDIU em nenhum momento que o mal plantado por eles fosse suspenso, mas deixou que a semente gerasse o fruto do qual correspondia sua natureza: maligno.

Contudo, esse discernimento ainda não aquietou e convenceu Jeremias. Ele suspeitava de uma terceira alternativa chocante. A opção seria a verdade de que o mal instalado na sociedade não fora apenas colheita óbvia de acordo com a semente maligna plantada nem somente uma permissão para que a disciplina os atingisse. O servo do Senhor começa a considerar uma origem estranha e complexa de se entender com categorias lógicas de pensamento humano limitado: a autoria divina do mal. Significa que Deus não apenas PERMITIU  o mal, mas também INTENTOU PROPOSITADAMENTE contra o seu próprio povo. Por isso, no capítulo 3, ele pergunta:

"Porventura não realiza o Senhor tanto o mal quanto o bem?" (Lamentações 3.38)

Ele começa a considerar o dedo divino na concepção do mal.

Está aterrorizado? Tal pensamento lhe é estranho? A mim também, muito e até agora. Contudo, começando a pensar sobre o assunto percebi que não se trata apenas de filosofar ou teologizar humano visto que encontramos um registro claro de uma fala do próprio Deus (não pensar humano) a respeito. São as palavras que estão no começo desse artigo inequivocalmente claras:

"EU...O SENHOR...FAÇO A PAZ E CRIO O MAL"


Esse texto é fundamental porque se trata de uma fala do próprio Deus acerca do assunto. Ele assume a autoria do mal para si. Além disso, existem outros textos das Escrituras onde se vê claramente, como naquele de Lamentações, a mesma afirmação a respeito da autoria divina sobre o mal.

E agora, será que o mal foi mesmo criado por Deus?
Mas Deus não é bom? Como pode Ele sendo bom criar o mal?
É uma contradição? Um paradoxo? Um erro de tradução dos originais?
Por quê Deus criaria o mal?
Que proposito teria ele com tal intento?

São perguntas sobre as quais eu não tenho resposta. É um mistério divino. É um enigma do amor do Pai Celeste.

Contudo, preciso admitir que eu não me surpreenderia se Ele fosse mesmo o inventor do mal, embora creio que sendo Ele essencialmente bom só criaria o mal para um bom propósito.

Então, agora, você me pergunta: "O que eu tenho a ver com isso e isso comigo? Por quê você não pára de teologizar e filosofar e escreve de fato e verdade uma verdade que tenha aplicação para a vida?"

O meu objetivo não é filosofar nem teologizar, mas apenas refletir sobre palavras que estão nas Escrituras e que têm um significado profundo e existencialmente importante para cada um de nós.

Sim, é importante porque nos ajudaria a suportar melhor todo o mal que nos acomete visto que tendo certeza de que até o mal foi criado pelo Senhor para um bom propósito seríamos acometidos de uma força tremenda para enfrentar o pior dos problemas e a tragédias que podem acometer um ser humano.

Como você se sentiria se soubesse que até os males da vida toda são na verdade um conspiração de graça e amor em bondade do Senhor em nosso favor?

O que passaríamos a pensar a respeito de um Deus tão bondoso que para revelar sua bondade cria um elemento antitético e aparentemente contraditório simplesmente para iluminar mais seu amor e sua bondade para com toda sua criação amada?

Eu não sei se de fato Deus criou o mal. Está escrito. Registrado. Em Isaías e implicitamente em outros registros das Escrituras. Contudo, digo isso de todo o meu coração, ficaria feliz se soubesse que Ele isso fez não porque é um sádico todo poderoso que gosta de brincar com seu poder, mas um Ser irreferivelmente Amoroso em sua Essência que para tornar-se conhecido inventa até o mal e a dor para salvar-nos de toda ignorância e entorpecimento ao qual nos entregamos deliberadamente.

Deus criou o mal?

Pode ser que sim, mas isso não importa mais saber visto que o que de fato é necessário é ter a certeza de sendo Ele o autor do mal ou não, realidade inequívoca é que Ele é Amor.

ELE NOS AMA MUITO!
NUNCA COMPREENDEREMOS O TAMANHO E PROFUNDIDADE DESSE AMOR!

Ele ama até o extremo. Ele move céus e terra em nosso favor. Ele é o Pai Celeste que cuida de seus filhinhos pequenos com carinhos e cuidados que os pequeninos talvez nunca entenderão nem enxergarão.

Ele nos ama tanto que cria tudo para o nosso bem, mesmo que nesse tudo caiba até o mal.

Portanto, descanse no denso e profundo amor do Pai Celeste por você.

E quando estiver sofrendo realmente dores físicas, psicológicas e espirituais, saiba que o dedo dele está não apenas permitindo, mas propositalmente derramando mal sobre você, para que por essa via estranha á nossa lógica limitada e pensamentos pequenos, Ele mostre que te ama de um modo que nunca você compreenderá em sua totalidade.

"Obrigado Senhor, por todo o mal que já sofremos, estamos padecendo ou venhamos a sentir, porque sabemos que sendo ele criação tua ou não temos a certeza de Teu amor por nós é muito maior do que nossa vã teologia imagina. Amém."

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário