sábado, 18 de fevereiro de 2012

ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS

"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências"
Pablo Neruda

Essa frase reflete bem o momento em que estou vivendo. Após tomar duas decisões importantíssimas para mim, escolher me separar duas vezes, estou colhendo as consequências das escolhas livres que fiz. Sim, escolhi livremente, por espontânea vontade, sem pressão nem manipulação alheia alguma, apenas com a liberdade de ser guiado pela própria consciência em fé. Aliás, toda a pressão que não recebi a favor, isto é, para decidir o que decidir, recebi de maneira contrária, ou seja, para desisitir de fazer essas duas amputações tão doloridades embora essenciais.

Dias atrás conversando com uma pessoa sobre o assunto, eu lhe disse que foi dolorosíssimo escolher, que sofri muito antes de concretizar os fato e que, mesmo sabendo que muitas consequências difíceis me acometeriam eu não pude evitar a dor, pois a vida é assim: mesmo que você tenha noção do que lhe aguarda e ainda que tudo seja mais ou menos como você esperava que fosse, por ser um humano minimamente sensível, você sofre do mesmo jeito. A ciência antecipada não isenta-nos da dor real do presente. É uma situação semelhante a ter um ente amado doente caminhando para o óbito. Você sabe que a morte dele se aproxima, mas quando acontece essa ciência antecipada não tira a dor que te faz chorar de tristeza e saudade.

Assim, nestes dias em que colho várias consequências ao mesmo tempo: solidão, distância do filho, escassez material, oposição de conhecidos, rejeição de alguns, etc, não me lamento nem murmuro, embora gema de dor porque sou humano minimamente sensível aos traumas dessa vida. Contudo, suporto tristeza e dor com a consciência de que assim seria mesmo ou até pior visto que eu me preparava até para sofrimento pior e mais prolongado. Portanto, hoje quando li esta precisa frase acima citada, me identifiquei com o significado dela que é real e tem tudo a ver com a relação entre escolhas e consequências da vida de uma forma geral.

Deste modo, quem decide precisa estar ciente e preparado para o que der e vier!

Para TUDO ou pelo menos para MUITO ou QUASE TUDO O QUE SOBREVIER!

A liberdade tem um alto preço. Ser livre dói, esmaga, aprisiona de outros modos, humilha, quebranta, priva, separa, etc.

Muitos discursam bem sobre liberdade, mas só quem teve a coragem e fé para abraçá-la sabe de todo o seu significado, tanto de seus altos custos quanto de suas doces recompensas.

Pense bem em suas escolhas e imagine de antemão as consequências reias que podem lhe sobrevir e, ainda, saiba que muito mais que você não consegue antecipar nem prever acontecerá tanto de bom quanto de mal. Deste modo, prepare seu espírito, caso esteja agora prestes a tomar decisões importantes para o seguimento do seu destino neste mundo.

Eu, particularmente, sempre fui desafiado a decidir. Lembro-me de uma frase que li em uma quadro de uma empresa em que trabalhei na adolescência que me impactou tanto que a memorizei instantaneamente. Estava escrito assim: "Quem decide pode errar; quem não decide já errou!". Desde então é uma filosofia de vida que trago comigo e que já me fez muito bem embora também tenha me causado muitas dores. Contudo, me arrependo pouco do que fiz, embora reconheça meus pecados e erros. Entretanto, decide conforme o momento, a luz que tinha naquela ocasião e por isso fica complicado avaliar a mesma situação anos depois, quando você já amadureceu e sua alma é outra. Hoje, no momento, mesmo reconhecendo que cometi equívocos, não me afunda em culpa neurótica esmagadora e condenatória; confesso sim meus pecados, mas me sinto livre leve e solto pela garantia da graça e perdão já dispensados a mim pelo Senhor Jesus.

Todos os meus delitos já estão perdoados inclusive os que eu ainda cometerei.

Assim, eu lhe digo, em nome de Jesus: não tenha medo de decidir.
Tenha paciência, sabedoria e amor, mas medo não.
Até porque você decidirá mesmo que não concretiza os planos claramente, a luz dos olhares alheios.

Sim, porque se você já decidiu em seu coração, mas não teve coragem de concretizar por um motivo ou outro, saiba: já está consumado! Já foi feita a escolha! Já é! A sabedoria diz que a alma se torna como a imaginação ainda que não haja concretizações presentes. Pensou e decidiu, para Deus e para o espírito aconteceu! Contudo, existe o benefício da concretização consciente das decisões interiores estabelecidas. A benção é que você se torna uma pessoa mais sincera que vive por fora a maioria do que é por dentro; que pratica o que pensa e crê, pois, de outro modo, a falsidade e hipocrisia pode te visitar transformando-te num ser mascarado que tem dupla tem dupla personalidade: por dentro é uma pessoa, mas por fora tenta ser outra, camuflando-se, escondendo-se do próximo que convive com você.

O Evangelho é decisão!
Ser discípulo de Jesus é uma sucessão de decisões radicais ao longo da vida!
É impossível seguir a Cristo sem que atitudes sejam tomadas claramente no meio do caminho.

Você precisa decidir algo?
É importante? Essencial? Alterador de seu caminho na terra?
Você têm convicção? É uma decisão livre e espontânea sem pressão nem manipulação alheia?
É bom para você no que diz respeito a te trazer mais vida, paz, amor, liberdade?
Deus se agrada de tal decisão e significado dela?
A palavra dele a confirma?

Então, amado, decida com alegria em nome de Jesus.
E Deus te abençoe agora e nos dias de colher todas as consequências.
Amém.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário