OPINIÕES

O BRASIL CRESCEU, MAS NÃO SE DESENVOLVEU

Ontem, enquanto ouvia uma tradicional rádio do Distrito Federal, foi-me confirmado pela boca de especialistas e estatísticas o que eu e muitos outros já percebem acerca da atual situação real do Brasil.

Muitos estão empolgadíssimos com o crescimento econômico e eu entendo essa empolgação que têm certo sentido de alívio principalmente aquelas pessoas que nos últimos anos de "up" social saíram da situação de pobreza e hoje podem respirar um pouco mais aliviadas com um certo dinheiro a mais no bolso, o que aumenta o poder de consumo e a qualidade de compra de produtos de subsistância básica.

Entretanto, é preciso continuar com os pés no chão justamente porque a realidade é muito mais ampla do que muitas vezes se enfatiza.

O Brasil cresceu sim, economicamente, mas ainda não se desenvolveu como precisa.

A primeira prova de que o desenvolvimento mesmo ainda não chegou de maneira substancial em nosso país é o ainda alto índice de desigualdade social. A maioria das pessoas que ganharam com esse "boom" do capital foram os que menos precisavam, gente de classe média e alta. Os da classe média pularam para a alta e os da alta tornaram-se milionários ou bilionários como enfatiza uma reportagem recente de uma conhecida revista nacional, onde se diz que o número de pessoas com patrimônio igual ou superior a um milhão aumentou consideravelmente como nunca na história desse país. Uma estatística que ilustra essa desigualdade é a abismal diferença entre os 10% mais ricos e os 10% mais pobres. Os primeiros recebem ainda 39 vezes mais que os últimos. Isso mesmo: 39 vezes a mais. Será que esse é um índice de um país desenvolvido?

Outra prova de que o país ainda não pode ser chamado de desenvolvido é o nível de falta de cuidado básico para uma massa de cidadãos. Saneamento básico, educação, saúde, isto é, áreas essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Falemos um pouco de educação. Contudo, não me refiro á educação formal da sala de aula, nem reclamo aqui da falta de consideração para professores que são desprezados. Isso tudo e mais um pouco é verdade e influencia na educação de uma forma geral. Contudo, falo da falta de educação básica, de berço, de família, recebida pelo pai e pela mãe, aquela consideração pelos mais velhos, aquele respeito que gerações antecedentes tinham muito mais do que nós embora também saibamos que havia alguns exageros de repressão desnecessária e autoritarismo particarcal. Mesmo assim, em muitos sentidos, nossos pais e avós ainda têm o que nos ensinar. O que se vê nas ruas desse país é um povo com mais dinheiro no bolso e menos educação inclusive para gastá-lo. Estamos tendo que engolir certos indivíduos arrogantes e ignorantes simplesmente porque têm dinheiro e isso lhes traz certo poder nesse mundo capitalista.

Um terceiro fator que nos traz para o chão da realidade de quem ainda somos é a situação espiritual do Brasil. Continuamos a ser um país religioso, mas que em sua maioria desconhece o verdadeiro significado do Evangelho de Jesus. Os católicos continuam daquele jeito: na Idade Média ainda em muitos sentidos tentando resgatar uma glória institucional que já não têm; os evangélicos cada dia mais doidos, principalmente os ramos pentecostais e neopentecostais; as denominações históricas mantêm um pouco mais de sobriedade, mas também estão se tornando insípidas, sem sabor, presas em seus sisteminhas insituicionais do século passado e no passado fervoroso que um dia tiveram mas que acabou restando apenas uma geladeira de intelectualidade sem poder do Espírito Santo que aquece os corações.

Esse é um retrato básico e simples de nosso país, mas é verdadeiro e você há de concordar com tudo o que disse, pois falei apenas a verdade inexorável perceptiva aos olhos de quem quiser ver.

O que será de nós nos próximos anos?
Continuaremos alimentando ilusões?
Temos uma boa oportunidade em mãos, mas será que sabemos aproveitá-la para melhor?
Será que um dia seremos uma nação desenvolvida mesmo em todos os aspectos: financeiro, educacional, social e espiritual?

Espero que sim. Oro para presenciar essa realidade.

Thiago.


27 de Junho de 2013

AGORA O BRASIL ESTÁ COMEÇANDO A SE DESENVOLVER

"O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido"
Sabedoria registrada em Provérbios de Salomão

No mês de Fevereiro de 2012 escrevi um texto aqui intitulado "O Brasil cresceu, mas não se desenvolveu" que mostrava a realidade de um país onde circulava mais dinheiro com o aquecimento da economia, mas que em muitos sentidos ainda não havia crescido nem se desenvolvido. Naquele tempo muitas pessoas estavam empolgadas (principalmente os mais pobres) porque alguns salários aumentaram, algumas pessoas estavam comendo melhor, vestindo e morando com mais conforto e, enfim, com um pouco mais de acesso a bens materiais que antes era privilégio só dos ricos do país.

Entretanto, esse aquecimento econômico era apenas uma maquiagem produzida pelo governo petista para encobrir a verdadeira face do país, que continuava a sofrer de carências básicas em vários sentidos e áreas como: saúde, segurança, educação, etc. Também a corrupção, como um câncer parasita sugava o dinheiro e as energias da classe trabalhadora que não tinha reversão do dinheiro pago em impostos em seu benefício.

O povo estava sendo enganado pelo governo mais uma vez!

Entretanto, pode ser que agora alguma mudança real rumo ao desenvolvimento realmente aconteça.
Digo isso baseado na onda de mobilização que tomou as ruas da nação há mais de dez dias e já provocou pequenas mudanças e melhorias em alguns sentidos como sabemos.

Agora, sim, o país está começando a se desenvolver e Deus dê força para que se desenvolva mesmo como nação democrática que luta pelos seus direitos contra os usurpadores e aproveitadores parasitas que têm oprimido principalmente os mais pobres desde sempre e continuam a fazê-lo se aproveitando da passividade covarde da nação brasileira.

O Brasil, como nação democrática, é um bebê que começa a engatinhar.
Deus o abençoe a conseguir se levantar e andar.
Que assim seja em nome do Senhor Jesus!
Que Deus conceda energia e sabedoria ao povo para ir até o fim e ver melhorias aliviadoras tomarem conta desse país que é muito rico, mas que ainda não aprendeu a cuidar de seu próprio povo.

Sabemos que ideiais não serão totalmente alcançados, mas também acreditamos que através de muita luta melhorias podem acontecer. Deus queira que sim e nos ajude a lutar até o fim.

O Brasil pode melhorar, todos sabemos.
Tomara que seja agora, o mais rápido possível, porque o clamor dos oprimidos é grande em muitos lugares e cantos dessa nação.