sexta-feira, 2 de março de 2012

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU A PROVIDÊNCIA DIVINA?

"Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurados todos os que nele se refugiam"

Eu já experimentei a providência divina muitas vezes e de muitas maneiras.

Também já vi muitas outras pessoas experimentarem o socorro divino de fato e de verdade.

Contudo, também observo muitas pessoas que ainda não tiveram tais provas de fé real em Deus, em Jesus, Na Palavra, pelo Espírito, de fato e de verdade. Essas pessoas já ouviram muitos discursos sobre Deus, sermões, leram livros talvez imensos sobre teologia, filosofia, sociologia, antropologia e muitas outras "gias" que têm seu valor histórico e científico de contribuição para a humanidade, mas que são insuficientes para revelar o verdadeiro conhecimento de Deus no Espírito pela fé. Gente muitas vezes inteligente, sofisticada, com QI elevado, oratória impecável, memória RAM expansiva e dilatada, mestres da lógica e da física e da matemática e de muitas outras ciências. Gente que impressiona quando abre a boca e despeja informações absolutamente desconhecidas pela maioria que para ele são apenas verdades básicas no seu escopo mental e craniano; ou ainda aquele tipo de informação exata, tanto histórica quanto geográfica, e que deixa os "simples mortais" como nós boquiabertos diante de tal capacidade. Por um outro lado, mas num mesmo sentido, encontramos também gente simples, pobre, inculta, considerada "ignorante" por alguns, gente da periferia, que anda de coletivo, que joga futebol em campos de terra, que come ovo frito quase todo dia. Esses também, do seu jeito e modo mais simples, tentam encontrar Deus, buscam, se esforçam, congregam, caem com um pouco mais de facilidade nos ardis de falsos apóstolos e profetas. Entretanto, por semelhante modo ao dos outros mais ricos e sofisticados, não experimentam a vida abundante que há em Jesus por meio da fé.

A grande verdade é que há dois tipos de gente no mundo: as que experimentaram Deus e as que não provaram sua graça, amor e bondade. E não me refiro aquela diferença que muitos cristãos fazem dizendo que quem é cristão ainda que só nominalmente é o ser humano que conheceu Deus de verdade enquanto que os outros todos, os não-cristãos são aqueles que ainda não provaram seu amor e graça e bondade.

Esses dois grupos existem absorvendo pessoas de todos os tipos, raças, credos, religião, cultura, nacionalidade, intelectualidade, enfim, qualquer ser humano que habita esse planeta terra.

Existem pessoas que se confessam religiosas, mas nunca provaram a Deus mesmo em suas vidas; por outro lado, outras nunca se confessaram religiosas e não têm interesse em fazê-lo, contudo, já experimentaram da graça divina e podem testemunhá-la.

Como disse no início, eu já experimentei muitas vezes e de muitas vezes essa providência.
Testemunharei agora apenas uma delas, a mais recente e que você pode observá-la hoje no meu dia a dia se me fizer uma visita.

Tudo começou com as perdas visto que Deus só provê quando há necessidade real de vida, paz e saúde.
Perdi a confortável situação que ocupava em uma instituição religiosa na qual servi a Deus durante 15 anos. Foi difícil para mim ter que desconstruir do dia para a noite o que construí durante todo esse tempo. Perdi honra, respeito, credibilidade, apoio, compaixão, dinheiro, segurança e instabilidade financeira, pois essa denominação é praticamente uma repartição pública onde você pode fazer "plano de carreira" que te "garanta" até a morte; perdi oportunidade de trabalho por um tempo, de fazer aquilo para o qual eu fui chamado a fazer e que sempre fiz com alegria e contentamento. Sem a instituição será duro recomeçar, mas recomeçarei.
Perdi meu casamento, de seis anos, que teve como motivo principal uma incompatibilidade de fé entre nós dois, que se tornou irreconciliável e desembocou no divórcio.
Perdi o contato diário e constante ideal para o desenvolvimento do relacionamento entre um pai e um filho. Hoje meu filho mora a 1000Km daqui onde estou e eu só consigo vê-lo alguns poucos dias por mês.
Perdi casa confortável, carro, salário três vezes mais alto do que o que tenho agora.
Perdi até peso, o que para mim é uma lástima visto que sou daquele tipo magro que tem dificuldades para ganhar peso. Meço 1,89 e peso 77kg, o que já é um sinal de magreza, mas agora perdi mais 6kg que para mim é como se fosse sessenta visto que já não tenho muita massa muscular.
Perdi algumas outras coisas, mas não acho necessário descrevê-las, visto que já até gastei tempo demais nesse assunto e não quero transformá-lo num lamento murmurador, pois, apesar das perdas, muita graça do Senhor tem sido derramada sobre mim.

Mas, como eu dizia, a providência só aparece nas perdas, quando há necessidades reais, pois Deus não é vaidoso, nem caprichoso, para prover aquilo que não nos é vida, paz, amor, saúde física e mental, etc.

Agora eu preciso contar o que ganhei e que é prova da experiência que estou tendo com Deus, porque todas essas bençãos são fruto de uma decisão que fiz pela fé confiando na verdade que esse versículo acima ensina, isto é, que só vê que o Senhor é bom quem toma a decisão de prová-lo e experimentá-lo na vida real, por meio de atitudes, de decisões e não apenas por concordar intelectualmente com discursos ou sermões ou teologias ou doutrinas. Eis  oque ganhei:

Ganhei paz, liberdade, simplicidade, curas de doenças da alma que eu nem sequer enxergava mas que agora além de enxergá-las vejo também Deus me tocando e me purificando por meio da sua Palavra e Espírito no dia a dia da existência comum de qualquer outro ser humano.
Nasci de novo outra vez. Eu que acreditava no novo nascimento apenas como doutrina única de transformação do indivíduo em um ser religioso e confessante de uma fé "sã doutrinariamente". Eu já conhecia Jesus por revelação, mas agora conheço um pouco mais ainda que ainda seja pouquíssimo.
Ganhei também visitações especiais to Espírito que antes eu não tinha, visto que era mais um crente da letra que da Palavra embora a semente da Palavra e do Espírito estivessem no profundo do meu ser.
Ganhei casa, trabalho, amigos, vizinhos, uma realidade cultural, geográfica e espiritual peculiar pois saí de uma pequena cidade do interior do meu estado e agora moro na capital não apenas de um estado mas do meu país. Tenho, então, a oportunidade de conhecer mais o meu próprio país, de um modo que eu nunca conheci.
Ganhei amor humano, visto que, apesar de pouco tempo de residência, já percebi uma ou outra manifestação de carinho por mim.
Ganhei perseguição e opressão. Isso mesmo, perseguição e opressão. Daí, talvez você me pergunte: "Essa parte não deveria estar na outra lista, a de perdas aliviadoras?" Não, não deveria e eu explico. Jesus disse que sofrer perseguições por causa da justiça, isto é, não por qualquer pecado que você tenha cometido, é motivo para alegrar-se em Deus visto que tais homens e mulheres estão sendo incluídos na assembléia de todos os homens de fé da história humana, os apóstolos e todos os profetas.
Ganhei muito mais e não quero aqui estender-me.

Poderia também, fazer uma nova lista de providências divinas que vi ou ouvi outros irmãos experimentarem  durante apenas esses poucos anos de vida minha aqui nessa terra (imagine o que Deus já fez em milhares de anos na vida de trilhões de pessoas ao redor do planeta todo!), mas não o farei porque o artigo já está se estendendo demais e outros objetivos mais importantes tenho ao escrever esse assunto.

Quero apenas provocar você para pensar a respeito do estado em que se encontra seu espírito.

Você tem testemunhos de fé para contar?
Você já viu e ouviu ou sentiu  que o Senhor é bom?
Você já experimentou a bondade dele na terra dos viventes?
Se eu lhe encontrasse agora e pedisse para você me contar uma única experiência simples de bondade do Senhor para com você, você teria esse fato para me contar?
Ou você me diria que é religioso, cristão, evangélico, que lê a Bíblia, que canta louvores gospel, que participa de congressos, etc?
Sua experiência com a bondade do Senhor se resume a só essa dita acima?

Para experimentar a bondade divina é necessário da um salto de fé no nada da Palavra de Deus.

Confiar, obedecer, renunciar, entregar tudo o que se tem e é necessário para ver que o Senhor é bom.

Você está disposto?

THiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário