quarta-feira, 14 de março de 2012

A PEDAGOGIA DA SOLIDÃO

"Tendo despedido-as, subiu ao monte para orar a parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho"
Evangelho de Mateus 14.23

Ontem enquanto entrava para o banho em minha casa rapidamente, de súbito, veio uma constatação acerca de uma realidade em minha vida atualmente. Percebi que esta é a primeira vez que me encontro morando totalmente sozinho em uma casa (que na verdade é apenas um quarto com banheiro, mas me sinto em casa lá). Até os 19 anos de idade morei com minha família inteira na mesma casa (pai, mãe e irmãos - exceto o pai que morreu quando eu completei 9 anos); com 19 e 20 morei no seminário teológico que cursei, em um alojamento simples, com vários quartos onde moravam duas pessoas em cada; aos 21 mudei-me do alojamento do seminário para um apartamento no mesmo bairro junto com mais 5 amigos de estudo e ali dividimos os custos; aos 22 anos, no ano de 2006 casei-me e no ano de 2008 nasceu meu filho Natã, aumentando assim o número de pessoas e companhias. Com eles - minha ex-mulher e filho, morei até o ano passado.

Hoje me encontro morando totalmente só e, embora sofra as dores da solidão como qualquer ser humano sofreria, por outro lado, sinto que é um tempo de aprender lições para prosseguir. Sofro sim, mas não murmuro nem reclamo embora, ás vezes, na calada da noite, na cama, choro as dores da ausência de pessoas para estabelecer uma comunhão diária e contínua.

Por que estou escrevendo sobre esse assunto? Qual a importância dele para quem o ler?

A importância é a de que nós precisamos aprender a viver sozinhos, acompanhados apenas de Deus e de si mesmo. Não é um chavão ou clichê que se ouve por aí daquele tipo: "Eu não moro sozinho porque Deus mora comigo". Não é uma negação da dor de levantar todos os dias só e dormir também só. Não é uma evasão da dura realidade de sentir-se isolado. É, antes, o reconhecimento de que embora eu esteja morando sozinho mesmo sem a companhia constante de uma mulher ou um filho ou sequer um amigo, o Senhor é minha mulher, meu filho e meu amigo que sempre permanece mesmo quando todos se foram ou eu fui embora da presença de todos. Sim, sem chavões ou jargões, eu digo: "Não estou só porque o Senhor está comigo! Não estou só porque existo sem a companhia constante de outras pessoas. Apesar da solidão, eu continuo existindo."

A solidão é um bom momento para andar com Deus, ouvir sua voz, percebê-lo mais profundamente.
Também é um tempo para conhecer-se melhor, sem medo, relacionando-se consigo mesmo profundamente.

A maioria das pessoas de nosso tempo tem um medo exacerbado da solidão. Parece que só se sentem vivas se estiverem na companhia de outras pessoas, sendo vistas e ouvidas e notadas e elogiadas ou criticadas. Não, não seja assim tão radical. Existe vida nos momentos sós, aliás, é saudável ter momentos sós, consigo mesmo, com Deus, em oração, reflexão, leitura da palavra; ás vezes é bom também ter épocas e períodos inteiros nesse estado para que uma mudança mais profunda aconteça dentro de nós.

Não estou aqui advogando a solidão e o isolamento, pois a própria palavra de Deus nos chama ao encontro, á comunhão, ao relacionamento com o próximo, ao diálogo, ao abraço e beijo e troca de boas energias humanas. Se você entendeu que estou defendendo uma vida reclusa e monástica está equivocado porque não é esse o sentido das palavras que aqui digo. Só quero afirmar, por experiência própria, que a solidão é boa e tem os seus benefícios, sendo usada também por Deus, por determinado tempo, para curar-nos de muitas doenças psicológicas e espirituais.

Não tenha medo de passar por períodos de solidão!
Aproveite a oportunidade para conhecer mais a Deus e a si mesmo!
Veja como Jesus mesmo passou por períodos de solidão que lhe foram necessários por um motivo ou por outro. Ás vezes era simplesmente para recarregar as energias; outras apenas para cumprir certos propósitos divinos referentes a ele e não aos outros com ele; em certas ocasiões era apenas para descansar o corpo; outras vezes só para orar; ainda havia dias que ele fugia da multidão interesseira que só queria vampirizá-lo sem nenhum compromisso real  de obediência para com seu ensino. Queriam sinais, curas e multiplicações, mas obedecê-lo e seguí-lo com todas as implicações que isso trazia não era o desejo de muitos.

Você está só no momento?
Está incomodado com as dores da solidão?
Está até sendo pressionado por outros para que consiga alguém de qualquer jeito?

Dont Worry, não se preocupe. Relaxe. Tente aproveitar essa liberdade, afinal, a solidão tem também suas vantagens.

Deus te abençoe em nome de Jesus.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário