quinta-feira, 12 de julho de 2012

O EVANGELHO CONFESSA O QUE A RELIGIÃO CAMUFLA

"Aquele que encobre suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia"
Livro de Provérbios de Salomão, capítulo 28, versículo 13

A ilustração que usarei aqui pode ser considerada por alguns pobre e chula.
Ainda assim eu a usarei visto que ás vezes prefiro ser pobre, grosso e chulo e me fazer entendido com sinceridade do que ser sofisticado o suficiente para confundir ou mentir aos outros.

Ontem enquanto eu viajava de ônibus da minha cidade natal, Presidente Prudente-SP para Governador Valadares-MG, notei algo interessante em uma parada do ônibus. Um fato simples e comum, mas que esconde por trás uma mentalidade, um princípio, uma verdade. Estava frio e fui ao banheiro da estação rodoviária. Ao sair, por causa do frio, me deu uma preguiça de lavar as mãos e desisti. Então, me sentindo envergonhado diante das outras pessoas que me viam, fingi que estava lavando: abri a torneira, escondi minhas mãos, fiz o movimento de lavagem, fechei a torneira, peguei o papel e fingi também enxugar. Quando saía, olhei do lado e vi um rapaz que saía tranqüilamente sem lavar as mãos e sem fingir. Instantaneamente fiquei envergonhado de minha hipocrisia e relacionei esse simples fato a realidade da diferença entre a religião e o Evangelho.

Num sentido figurado, a atitude daquele rapaz conteve mais Evangelho do que a minha que conteve mais religião. Por que?

Simplesmente porque o Evangelho carrega consigo a capacidade de ser o mais sincero possível enquanto que a religião está imersa em muitas hipocrisias. Essa é a diferença básica entre o ser humano religioso e o não: a sinceridade. Ambos são idênticos em sua natureza, mas o ser religioso é muito mais hipócrita, pois vive tentando fingir ser quem não é e se preocupa demais com a tirania das aparências e opiniões alheias.

Ambos têm as mãos sujas, mas os religiosos fingem mais.
Ambos têm o coração mau, mas os menos religiosos são mais sinceros.

O Evangelho exige mais sinceridade nossa.
Já a religião, camuflagem a qualquer custo.

O Evangelho rasga o verbo e é bem claro em tudo.
A religião é cheia de sofisticações que escondem verdades sujas.

Deus prefere um sujo que se reconheça do que um que não se aceite.
Os sujos e doentes herdarão o reino dos céus.
Já os limpos e sãos, segundo Jesus.......

Quem é você?
Um sujo assumido, sincero e desejoso de experimentar a limpeza eterna da cruz do Cordeiro?
Ou um sujo hipócrita, mentiroso, fingidor crônico que vive preocupado com a reputação externa?

Não tenha vergonha de confessar suas sujeiras.
Tenha medo sim de tornar-se um habilidoso hipócrita na arte de conseguir aprovação alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário