quarta-feira, 18 de julho de 2012

QUANDO DEUS DESCE A GENTE ENDOIDECE

"Pois Deus não é Deus de confusão, senão de paz..."
Paulo, o apóstolo, aos irmãos de Corinto sobre a manifestação dos dons espirituais

"Eia, desçamos e confundamos a sua língua...por isso se chamou o seu nome Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de toda a terra"
Deus, quando usou a confusão como instrumento de salvação para os seres humanos

Hoje pela manhã, estava conversando com uma pessoa querida pelo telefone acerca de situações difíceis e confusas que estou vivendo. Incertezas que eu sabia que me acometeriam depois que tomei decisões baseadas sim no entendimento que recebi acerca de realidades espirituais profundas e reais. Essa pessoa me disse: "Acho que você tomou decisão errada, porque Deus não é de confusão e sua vida está toda confusa...". No momento eu concordei com ela apenas para não prolongar a conversa e ter-lhe de explicar tudo o que estou escrevendo aqui até porque eu sei que ela ou não entenderia ou em entendendo não aceitaria. Por isso, concordei e encerrei o assunto.

Contudo, tenho comigo uma certeza cada dia mais inexorável.
A certeza é que a confusão é um instrumento usado por Deus para manifestar sua bondade aos homens.

Foi assim em Babel quando os homens estavam vivendo uma paz suicida e desobediente que os levava a decadência espiritual. Então, Deus interviu descendo e confundindo todos eles. Naquele episódio a confusão se deu pela multiplicação dos idiomas, para que eles não se entendessem e fossem obrigados a se espalhar, pois a ordem inicial do Senhor não era para ficar e se estabelecer nem para construir uma cidade com torre e se tornar uma celebridade lembrada por gerações; a ordem era andar, caminhar, partir, espalhar-se pela terra e povoá-la.

O que Paulo disse aos Coríntios é um princípio verdadeiro e real, mas que não se aplica a todo o contexto, pois, como sabemos, precisamos aprender a aplicar os princípios da Palavra de acordo com os contextos, como o próprio Paulo fazia com toda a sabedoria. Não podemos absolutizar nem generalizar aplicando um princípio a todo o tipo de contexto.

Por que digo tudo isso?
Porque no meu entendimento o que está me acontecendo tem mais a ver com o que aconteceu em Babel do que com o que aconteceu em Corinto.

Creio, de todo o coração, por um milhão de motivos que não são necessários serem listados aqui, que essa confusão instalada em minha vida é uma obra divina, graciosa e amorosa, de salvação da minha alma (não no sentido escatológico e final, entendam, por favor) e também de salvação de muitas outras pessoas, familiares, amigos, conhecidos, etc.

Deus desceu até mim através da revelação da sua vontade em sua palavra e causou para meu bem essa santa confusão.

Muitas vezes o Senhor se manifesta não para explicar, mas para confundir.
Esse é o método da pedagogia divina de amor e graça aos homens desobedientes.

Estou vendo Deus confundir até a sabedoria mais excelente que já encontrei.
Mas isso é uma outra história e deixa para um outro texto.

O que eu quero que você creia é que nem toda confusão é fruto de pecado nem da operação do diabo.
Creia, Deus também nos confunde.

Escrito está: "Destruirei a sabedoria do sábio e aniquilarei o entendimento dos instruídos".

Quando Deus desce e se revela a gente endoidece mesmo!

"Obrigado, Senhor, por tuas santas intervenções. Confunde-nos mesmo, para nossa salvação, para que não sejamos entregues a nós mesmos, nossa iniqüidade básica e nossas arrogâncias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário