quinta-feira, 19 de julho de 2012

O AMOR É ISSO...

"...não procura seus interesses..."
I Coríntios 13.5

Esses dias tive uma experiência que me fez escolher entre o caminho do amor e a vereda do egoísmo.

Eu já estava aqui na cidade onde mora meu filho há alguns dias, perambulando, peregrinando, sozinho, pobre, a pé, cansado, sem morada fixa, sem trabalho, sem ter noção se conseguiria aqui permanecer e se conseguisse em que estado eu ficaria. Um desses dias, me bateu um desespero, principalmente pelo fato de estar só, morando só, dormindo só, comendo só, andando só, enfim, a solidão me apertou e me espremeu. Então, pensei em regressar para minha cidade natal, para perto de minha família e amigos, onde eu mataria a solidão pois moraria na casa de minha mãe e teria companhias agradáveis as quais eu estava tendo até poucos dias atrás. Contudo, regressar para lá seria me distanciar do meu filho de 4 anos que se sente muito feliz pela minha proximidade dele visto que nesses últimos seis meses eu morei há 1000km de distância e nos víamos apenas uma vez ao mês e as vezes esses encontros eram rápidos, de dois ou três dias, visto que eu precisava voltar para a cidade onde estava trabalhando. Então, fui colocado contra a parede e precisava decidir. De qualquer maneira iria sofrer: se ficasse continuaria só e se fosse estaria distante dele.

Pensando em que decisão tomar eu compreendi uma realidade mais profunda do que até então eu tinha percebido. Essa realidade mais profunda era o fato de que cada decisão manifestaria uma escolha de minha alma, uma mentalidade, um sentimento, um espírito, uma energia. Se eu decidisse ir o faria motivado por egoísmo, individualismo, autoaliviamento, busca de satisfação pessoal imediata de uma necessidade psicológica e espiritual minha. Já se eu decidisse ficar estaria optando pelo caminho do amor, do sacrifício, da entrega, da renúncia em favor de meu filho que tanto precisa da minha companhia.

Essa compreensão foi essencial para entender o que realmente estava acontecendo.

Então, tudo se simplificou. Eu estava diante de dois caminhos: o caminho do egoísmo e o caminho do amor.
Caminhos opostos, totalmente diferentes, distantes.
Fui desafiado pela minha consciência a tomar uma decisão acerca daquilo que eu afirmo ser o caminho sobremodo excelente. Sim, fui desafiado a praticar aquilo em que eu digo crer, pois como cristão vivemos falando em amor, mas a realidade é que na maioria das vezes trata-se apenas de discurso desassociado da realidade prática do que significa amar.

Escolhi ficar, foi difícil, mas necessário.
Escolhi o caminho excelente e estreito do amor.
Continuo sofrendo as dores, mas também entendendo que só é possível trilhar o caminho do amor pela via da dor. Amar é sofrer. É impossível amar de verdade sem sofrimentos pois exige sacrifícios e renúncias. Quem diz que ama, mas nunca se sacrifica nem renuncia é um mentiroso que apenas discursa aos ouvidos dos despercebidos que o cercam. O amor só se prova provando, só se concretiza andando, só se materializa no cotidiano. Se eu dissesse que amo meu filho, mas o abandonasse eu seria um mentiroso e hipócrita que discursa uma realidade totalmente desconexa da verdade.

O amor "não busca seus interesses" e sim "o interesse de outros".
O amor se sacrifica para que outros ganhem benefícios físicos, psicológicos e espirituais.
O amor se doa, se dá, se entrega, não se reserva nem se preserva demais.
O amor se desgasta, envelhece e enfraquece em favor de outros.
O amor emagrece para que outros se tornem fortes.
O amor chora para que outros possam rir.
O amor se limita para que outros possam ter seus horizontes ampliados.
O amor se cansa para que outros possam descansar e acorda para que outros possam dormir.
O amor passa frio para que alguns se aqueçam e come menos para que outros também possam se alimentar.
O amor economiza consigo mesmo para atender a necessidades de outros.
O amor mora mal para que outros morem bem e veste-se com mais modéstia para que outros tenham mais conforto e beleza.
O amor faz tudo isso e muito mais que não poderia eu lista pois essa lista seria infindável.

O amor é isso e tudo o que com isso se parecer.

O amor é esse caminho excelente e estreito que nos desafia a fugir da mediocridade.
Você tem disposição para percorrê-lo?
Eu preciso ter, pois caso contrário, continuarei sendo apenas mais uma ameba ambulante que vive para agradar a si mesmo e para suprir suas próprias necessidades, caprichos e vaidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário