sexta-feira, 20 de julho de 2012

A GRANDEZA DA IGREJA DE JESUS

"Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas mãos;"
Apocalipse 7.9

Ontem a noite eu estava na Praça de Esportes aqui da cidade acompanhando alguns jogos de futebol de um torneio entre as igrejas evangélicas daqui do município. Na saída, quando caminhava em direção ao portão, ouvi uma expressão que ultimamente têm me doído os ouvidos por causa do significado que ela carrega, um significado de reducionismo da grandeza da igreja de Jesus na terra. Uma moça disse a dois amigos no meio da conversa: "...porque a nossa igreja....". Não sei qual o assunto eles estavam tratando e também não me interessa saber. O que me interessa é compreender o significado dessa expressão "nossa igreja".

Essa expressão significa um reducionismo da natureza da igreja porque transforma o corpo universal de Cristo em um ente local bairrista restrito ao controle de algumas pessoas. Tal expressão transforma a igreja num clube, numa empresa, numa associação, numa repartição apequenada, numa agência, numa loja, enfim, em um ser muito menor e mais pobre do que ela realmente é.

E o que a igreja é?
A igreja é o que a Palavra diz que ela é, ou seja, uma multidão de gente feliz de todas as geografias do mundo que se alegra por causa da redenção que receberam do Cordeiro Eterno de Deus.

Não é isso que o texto acima de Apocalipse diz que é a igreja?
Não é esse de fato o melhor retrato a ser pintado da noiva de Cristo?
Não é esse ajuntamento sem discriminação dos escolhidos que amaram o Senhor de todo o coração?
Não é a igreja o ajuntamento de indignos que se regozijam na Graça Abundante do Senhor por todos?

Ou será a igreja de Jesus um templo? Uma denominação? Um pulpito? Um clube de gente fofoqueira? Um bando de pessoas que se apressam a condenar e são tardias para amar e perdoar? Um CNPJ?

Será a Verdadeira Igreja uma assembléia? Ou uma presbiteriana? Batista? Metodista? Pentecostal do ministério tal? Mundial ou Universal dos bispos gananciosos?

Por favor, não dá mais para diminuir o que é grande!
Deixem a igreja ser o que ela realmente é: um ajuntamento universal dos discípulos do Senhor!

A igreja é do Senhor e de todos os que dela fazem parte.
Não é minha, nem sua, nem nossa, nem do pastor, nem do bispo, nem da bispa, nem do apóstolo, nem do missionário, nem do evangelista, nem do empresário, nem do padre, nem do teólogo, nem do presbítero, nem do irmão mais rico que possui um dízimo mais alto, nem do profeta, nem da profetisa, nem de qualquer outra pessoa que dela se ache dono.

A igreja pertence a Jesus pois é a Noiva Linda Remida Lavada e Cheirosa.
Essa noiva somos todos nós que cremos em o nome do Senhor Jesus Cristo.

A Igreja de Jesus é uma grande comunidade universal com representações de todos os tipos de seres humanos, pois, no final das contas, embora haja muitos "tipos" com aparências diferentes, todos somos iguais na essência, seres criados a imagem de Deus, caídos e desviados, mas reconciliados com Ele por intermédio de seu Filho Unigênito que morreu antes de nascer, pois a cruz foi levantada antes da fundação do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário