terça-feira, 10 de julho de 2012

FÉ É CONFIAR EM DEUS SEM ESQUEMAS PRÉ-ESTABELECIDOS

"Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem"
Hebreus capítulo 11

Daqui há pouco, ás 16h30, entro no ônibus que me levará, se Deus permitir, da minha cidade natal onde estou no momento até a cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Estou indo de maneira definitiva, para morar, pois meu filho lá vive e preciso estar próximo a ele. Quando faço esse relato a alguém, geralmente a pessoa já pensa que tenho tudo esquematizado por lá: trabalho, moradia, seguranças desse tipo. Contudo, digo diante de Deus que nada tenho de certo por lá por enquanto. De fato e de verdade estou dando um passo de fé sem esquema algum de segurança que me dê a certeza de acolhimento.

A única iniciativa que tomei foi conversar com dois amigos da cidade pedindo-lhes ajuda para conseguir trabalho. Contudo, nem no momento da conversa nem até agora eles me prometeram alguma coisa. Disseram apenas que se souberem de alguma vaga em determinada empresa me avisam, mas essa foi apenas uma camaradagem bem vaga deles visto que nada real lhes estava ao alcance, pelo menos até agora que eu saiba.

É mais um teste de fé para mim. Semestre passado, no mês de Dezembro de 2011, também tomei uma atitude parecida a essa por necessidade: saí de onde eu morava, abandonei trabalho e instituição que dava garantias boas de sustento e parti para a cidade de Brasília, onde eu não conhecia absolutamente ninguém, não tinha nem amigos nem familiares. Pedi ajuda a uma pessoa que conhecera pela internet e ela me acolheu, mas não houve esquema pré-combinado algum, até porque esse pessoa não me conhecia nem virtualmente, pois só eu a conhecia e apenas virtualmente. Resultado: pela graça de Deus, em um mesmo dia, antes do tempo que eu imaginava, consegui trabalho e moradia de uma vez só, o que me possibilitou morar naquela cidade por seis meses.

Por que escrevo tal reflexão sobre esse assunto?
Por que uso minha experiência como ilustração do tema?

Escrevo sobre esse assunto pois ele é essencial, visto que aprendemos na Palavra que a fé não é dom importante apenas, mas fundamental e que precisa se materializar em decisões de vida prática. Os cristãos têm fé genuína? A minoria. A maioria só tem a fé discursiva, teórica, verborrágica, teológica. Poucos são os cristãos que têm fé genuína que se materializa além do discurso. Pouquíssimos. Além disso, de não praticarem o que dizem ter, isto é, a fé, a maioria também recrimina e persegue quem tem a coragem de tomar essas atitudes simples de confiança. Sei do que falo por que fui e estou sendo perseguido por alguns simplesmente porque tomei decisões de fé verdadeira. Muitos estão escandalizados comigo. Parece que sou um ser alienígena, um esquizofrênico, um doente mental. Aliás, alguns já me deram esse diagnóstico. Contudo, para mim tudo é muito simples: estou apenas tentando praticar o que digo crer. E estou conseguindo, a duras penas, mas estou. E estou vendo Deus me socorrer todos os dias e em todos os lugares e de maneiras estranhas á compreensão principalmente dos religiosos. Os religiosos são incrédulos crônicos. São deles as perseguições. Os "mundanos", isto é, não religiosos têm crido mais em mim do que eles e quando não crêem pelo menos desejam-me sorte.

Uso minha experiência como ilustração dessa verdade sem qualquer arrogância, presunção ou sentimento de superioridade a qualquer pessoa. A fé que tenho veio de Deus, é dom dele, por isso não há motivo para que eu me ensoberbeça me enxergando melhor do que ninguém. Esta fé está acessível a qualquer um, qualquer um mesmo, afinal de contas, eu também sou mais um apenas e estou sendo contemplado por ele. Você que me lê agora pode experimentar essa mesma realidade se simplesmente começar a tomar atitudes de fé genuína no seu caminho nessa terra. A fé é uma chave que abre muitas portas ao que crê. Prove e veja: o Senhor é bom.

Convido e convoco todos os que me lêem agora a começar a andar e decidir pela fé.
Contudo, sem esquemas pré-combinados por telefone ou internet.
Crer mesmo. Se jogar totalmente. Confiar plenamente.

Eu poderia acrescentar aqui muitos detalhes de relatos do alcance da providência divina sobre mim apenas nesses últimos meses de caminhada. Mas não o farei. Quero que você experimente e prove por si mesmo. A minha experiência não substitui a sua.

Quero que outros irmãos provem e testemunhem o que tenho provado.
Quero que uma multidão saboreie o gosto maravilhoso da liberdade que há em Cristo Jesus.
E como quero.
Quem sabe nossa geração será despertada?
Até agora, salvo raras excessões, só vejo crianças que recitam o capítulo 11 de Hebreus que aprenderam a decorar na Escola Bíblica Dominical ou no Culto de doutrina ou em qualquer outra reunião de alguma denominação evangélica. Só isso.

Mas essa realidade pode mudar. Depende de mim e de você.
Você vem?
Eu já estou a caminho....
Beijos.
Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário