segunda-feira, 28 de abril de 2014

VOCÊ CONHECE ALGUMA NOVIDADE?
"O que é, já foi, e o que será, também já foi"
Livro de Sabedoria na Bíblia Sagrada

Acabei de assistir aqui na itnernet uma propaganda de determinada empresa provedora de acesso a internet que se intitula: "O mundo é novo....". Nesse rápido comercial eles dizem que "o mundo que conhecemos acabou....acabou de começar", se referindo a revolução tecnológica como um marco de reinicialização do modo de se viver na terra, entre os seres humanos.

Entretanto, embora o que eles dizem contenha certo tipo de realidade e verdade, pois algumas mudanças existiram sim, eu vejo que essas mudanças são apenas superficiais. Isso significa que, quando você faz uma análise mais profunda e acurada da vida humana, percebe que nada mudou e por isso o sábio que escreveu essas palavras acima continua tendo que ser aceito como alguém que enxergou a realidade como ela é.

Eu poderia escrever aqui centenas de exemplos relacionados a muitos temas que confirmariam essa realidade. Contudo, escolho apenas um que me chamou a atenção nesses últimos dois dias: o racismo. Nesses últimos dois dias, isto é, ontem e hoje, vi três cenas de racismo grotesco. Uma assisti pela TV, hoje, agora há pouco, no programa Globo Esporte, onde a reportagem mostrou torcedores de um time rival do Barcelona jogando uma banana para o jogador brasileiro Daniel Alves, que já tinha sido alvo de tal discriminação outra vez. Ele respondeu bem, com elegância e se mostrando superior áqueles que tentaram agredí-lo, pois tomou a banana, descascou e comeu em silêncio.

As outras duas cenas aconteceram aqui na minha frente, na cidade onde moro atualmente.
A primeira aconteceu numa padaria que freqüento onde escutei uma funcionária chamar a outra de "macaca" em uma "brincadeira" que acontecia entre elas.
A segunda aconteceu na rua onde vi uma pessoa chamar um homem desconhecido de "macaco" simplesmente porque ele não parou o carro quando essa pessoa esperava que ele parasse.

Racismo!
Discriminação!
Grotesco!
Tosco!
Animalesco!

E agora, depois desses relatos, você ainda acredita mesmo que existe novidade no mundo?

As novidades existentes no mundo são referentes apenas a formas, embalagens e produções artísticas.
Os conteúdos continuam a ser os mesmos. Eles não mudaram.
Os seres continuam a ser os mesmos. Os pecados e iniqüidades também.

Essa verdade é muito importante e precisa ser crida por nós para que possamos aprender a viver o nosso tempo com sabedoria, entendendo que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais", como já disse alguém em certa música conhecida na nossa MPB.

As essências permanecem.
Nada mudou, absolutamente nada.
Quem vive por aí crendo que mudanças significativas realmente aconteceram, ou é ignorante com respeito a realidade, ou não quer encará-la e vive fugindo dela.

E mais: não mudará!
O diagnóstico é péssimo.
De uma forma geral, não haverá mudanças significativas no globo terrestre.
Você encontrará uma ou outra mudança esporádica, temporária e individual aqui e ali, mas nada tão grande e significativo que envolva massas, nações, continentes e o planeta.

Me acha pessimista?
Talvez eu seja.
Mas acredito mais que seja realista.
Acha que perdi a esperança?
Sim, perdi a esperança nessa presente ordem de coisas, mas mantenho a esperança viva com relação a instalação de um novo céu e uma nova terra onde habitará justiça, paz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário