quinta-feira, 10 de abril de 2014

A SUA BUSCA TERMINOU?
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
Jesus, a todos que lhe ouviam em certa ocasião

Ontem e hoje, de diversos modos e por variadas vezes, veio até mim esse tema da busca, pois, assistindo filmes e ouvindo canções de grandes compositores esse detalhe me chamou a atenção.

Citarei um filme como exemplo do que digo.
O filme se chama "Prometheus".
É a narração da história de pesquisadores e cientistas que saem do planeta terra a bordo de uma nave (que se chama 'Prometheus') com o objetivo de voar sobre o universo, em determinados lugares e planetas para realizar pesquisas e experiências que possam, enfim, lhes responder inquietantes questões filosóficas, existenciais e espirituais acerca de Deus, do homem, da origem da vida, do propósito da existência e do destino dos seres, especialmente o destino dos seres humanos após a morte.

Existe dentro dos tripulantes da nave, principalmente na alma do idealizador do projeto, essa inquietação latente, esses questionamentos profundos, essa insatisfação com as respostas até aqui apresentadas por quem quer que seja: pensadores, religiosos, doutrinas, etc. Como praticamente sempre acontece com essas pessoas nesses filmes e canções, elas nunca encontram respostas para suas dúvidas profundas.

É interessante que todo seu esforço parece ser em vão, apesar de serem pessoas intelectualmente privilegiadas e que se dedicam com afinco á procura desses sentidos e significados.

Eles procuram, mas nenhum encontra.
E porque não encontram?
Por que lhes falta fé.

Eles querem respostas lógicas e exatas para perguntas que não possuem esse tipo de solução.
Sua mente lógica e científica procura encontrar de um modo humanamente padronizado essas respostas e por isso não conseguem, visto que respostas como essas não podem ser alcançadas senão por meio da fé na revelação que Deus faz de si mesmo na história através de seus servos.

É Essa incredulidade que os atrapalha.
Sem fé a mente mais brilhante não encontra essas e outras respostas essenciais.
Com fé, a mente mais simples as alcança, pois possui a humildade da criança que, mesmo não compreendendo muito bem o que seu Pai lhe diz, lhe dá crédito, porque confia na grandeza do Pai que lhe está ensinando uma realidade distante de sua capacidade intelectiva.

Portanto, só termina a busca quem acha a fé.
Quem crê na revelação que Deus faz acerca de si mesmo e de todos os outros seres e da vida e do universo e do que quer que exista ou seja.

Só termina a busca quem é, como Jesus ensinou, um pequenino da Pai Celeste que, não compreendendo muito bem o significado total das afirmações do Pai Espiritual Adulto, crê que é verdade e por isso recebe revelações profundas e verdadeiras a respeito dessa e de muitas outras inquietantes perguntas que uma mente humana pode conceber nessa existência.

Você tem fé na revelação que Deus faz acerca de si mesmo?
Você tem fé na revelação que Ele dá aos seus servos durante a história?
Você crê em afirmações ilógicas que fazem todo o sentido quando colocadas no crivo da realidade cotidiana?

Sua busca só terminará quando você crer.
E não existe meio termo em relação á fé.
Ou você crê ou não crê.
Não dá para "crer um pouco", "crer mais ou menos", selecionar verdades para abraçar.
Ou você crê em tudo que é verdade de Deus na terra ou você não crê em nada e permanece inquieto sofrendo as dores espirituais da alma incrédula que não se dobra ante á suprema revelação divina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário