segunda-feira, 14 de abril de 2014

CARTA AOS CRISTÃOS
Paráfrase do livro aos Hebreus

Havendo Deus outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras, nestes últimos dias nos falou através da encarnação de seu Filho. Ele, o Filho, é a expressão exata do ser do Pai. Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, ás verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos, pois não foi a anjos que Ele sujeitou o mundo, mas a nós, porque nos criou com status de deuses, conforme a sua imagem e semelhança. Por isso, santos irmãos, que participam da vocação celestial, considerem com muito valor o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel áquele que o constituiu, como também eram todos os profetas que viveram antes dele aqui nesse planeta. Cristo, é fiel como Filho, em sua casa, casa essa que somos todos nós que cremos.

Portanto, o Espírito Santo afirma: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como vossos pais o fizeram nos tempos antigos e muitos não conheceram os caminhos do Senhor na terra dos viventes". Façam isso Hoje, Agora, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado que insensibiliza os corações.

A promessa de entrar no descanso de Deus nos foi deixada, mas nós só a herdaremos de fato se crermos, pois a palavra sem fé se torna nula, inaproveitável, porque é melhor nunca ter ouvido a palavra do que tendo-a ouvido rejeitá-la pela via da incredulidade. Esforcemo-nos para entrar neste descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o exemplo de desobediência dos antigos antepassados. Muitos há que se dizer sobre esse assunto, entretanto, vocês não ouvirão agora, porque são inexperientes na Palavra da fé, crianças que só suportam o leite espiritual, não estando preparados para ingerir alimento espiritual sólido.

Deus tem nos chamado para a maturidade.

Deus tem nos chamado para as coisas superiores e melhores.

Deus tem nos chamado para a transcendência de uma vida alegre, cheia de fé e amor.

Imitemos a fé de Abraão que esperou 25 anos para receber a concretização da promessa de Deus.
Recebamos os Melquisedeques no caminho, esses indivíduos singulares, enigmáticos e misteriosos.

Jesus é fiador de superior aliança.
Superior áquela aliança infantil da Lei.
Ele, que foi feito mais alto do que as alturas dos céus.
Guardem essa parte porque ela é essencial:

"Ele, Jesus, é o Sumo Pastor que se assentou á direita da Majestade nos céus, como ministro do verdadeiro templo erguido pelo Senhor e não por mãos de homens que assentam tijolos e os colam com cimento."

A primeira aliança tinha obrigações de serviço braçal e concreto.
Mas a segunda aliança é espiritual e não possui tantas manifestações visíveis.
Entretanto, a segunda aliança - que também pode ser chamada de Novo e Vivo Caminho - só pode se manifestar quando o "Velho e Morto Caminho" da primeira aliança tiver sido derrubado, totalmente destruído.

Cristo já realizou tudo!
TUDO! TUDO! TUDO! TUDO! TUDO! TUDO!
Não falta nada!
NADA! NADA! NADA! NADA! NADA! NADA!

Por isso, ele é o Mediador da Nova Aliança, do Novo e Vivo Caminho.
Por que, então, vocês continuam servindo a velha aliança e ao morto caminho?

Entrem com toda a ousadia na presença de Deus usando o sangue de Jesus e aproximem-se dele com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com a água pura de Sua Palavra.

O justo viverá pela sua fé!
E não pela manifestação visível daquilo que aparece na sua frente.
Pois fé é a certeza das coisas que se esperam com convicção e não a certeza óbvia daquilo que se vê com os órgãos-olhos. Fé é o entendimento baseado na confiança fundamentada na pessoa do Pai Celeste.

Sem essa fé é impossível agradar a Deus!
Se essa fé Deus não existe para nós.
Sem essa fé não adianta se aproximar de Deus, pois Ele sente o cheiro de incredulidade de longe e só recompensa os que crêem mesmo de fato e de verdade.

Assim aconteceu a muitos irmãos de fé antigos, como por exemplo, Abel, Enoque, Noé, Abraão, Moisés, Raabe e muitos outros, inclusive contemporâneos nossos.

Esses irmãos são pessoa nas quais Deus tem prazer, não se envergonha deles, porque creram.
E olha que a maioria nem viu as concretizações das promessas recebidas.

Olhemos, com firmeza, para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, que também trilhou um Caminho Estreito enquanto esteve por aqui, sofreu e chorou, e foi morto do jeito que sabemos que foi.

Sigam a paz.
A santificação.
O amor.
A hospitalidade.
Rejeitem a amargura, a avareza, as doutrinas estranhas á Palavra de Deus.

Jesus, para nos santificar, sofreu fora da porta, fora do arraial, fora do templo, fora da religião.
Saiamos, seguindo seu exemplo, e levemos o seu sofrimento também pelas ruas e becos dessa vida.
Porque somos peregrinos nesse planeta, estamos só de passagem, mas cremos em um lar espiritual que há de vir no futuro, porque já começou a se manifestar agora no presente dentro de nós.

A graça esteja com todos nós.
Amém e amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário