quarta-feira, 2 de abril de 2014

O hOMEM É dEUS

"Façamos, pois, o homem a nossa imagem e semelhança...."
"Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e honra o coroaste"
"Não está escrito: 'Eu disse: sois deuses?'"

O homem é deus.
E antes que me atirem pedras os fundamentalistas religiosos eu me defenderei.

A própria Escritura afirma várias vezes essa realidade de que os seres humanos são deuses no sentido de serem criados a imagem e semelhança do Deus Criador. Nesse sentido, todo ser humano é um "deuzinho". Alguns ficam espantados com uma afirmação dessas porque não a compreendem e pensam que esta é uma referência de igualdade plena arrogante de uma criatura presunçosa diante de seu Criador.

Contudo, não o é.
É apenas a declaração óbvia feita a partir da revelação que o próprio Criador faz a respeito da natureza dos seres, tanto dos celestiais, quanto dos terrenos.
Essa semelhança fica clarividente nas revelações que o próprio Deus faz de si mesmo aos homens desde sempre. Me refiro as características absolutamente humanas que lhe são atribuídas de um modo muito natural, como por exemplo, ira, prazer, desgosto, etc. Se a Escritura não dissesse que se tratava do Criador, eu e você pensaríamos que se trata de um ser humano qualquer, que tem preferências, gostos, prazeres, desgostos, desprazeres, ira e muitas outras características humanas.

É apenas uma questão de ordem.
Não podemos dizer que Deus se parece com o homem porque Ele chegou primeiro, se é que um dia Ele chegou e veio de algum lugar, visto que não temos essa informação. Portanto, dizemos o contrário, conforme Ele mesmo nos ensinou, como um Pai ensina seus filhos a respeito da vida, que somos filhos parecidos com o nosso Pai Eterno, Espiritual e Celeste.

A grande obra que Cristo veio fazer aqui na terra foi nos ensinar que é necessário trilhar o caminho de volta, isto é, de restauração da imagem de Deus em nós, da semelhança que recebemos desde o início e que foi perdida por causa de nossa iniqüidade, nossos desvios, nossa vaidade, nossa arrogância, etc. Ele foi o modelo de humano com a imagem divina restaurada, pois não se entregou ás paixões terrenas e passageiras, conservando um espírito puro e imaculado diante das variadas tentações que sofreu.

Portanto, buscar trilhar sempre esse caminho deve ser a sina leve de todo o discípulo de Cristo.
Só isso, apenas isso, o que disso passar vem do Maligno para tentar nos enganar.

É linda essa revelação acerca de quem nós realmente somos.
Não somos meros bichos, animais que possuem apenas corpo e instinto.
Somos seres espirituais espelhados no Eterno.
Os bichos, embora tenham a sua glória e reflitam facetas da glória divina, não tiveram o privilégio de gozar dessa qualidade que os humanos possuem. Só os humanos possuem-na. Nem os anjos a têm. Não estou aqui dizendo que somos maiores que os anjos porque esse tipo de comparação nem sábia é e não é bom cultivar esse espírito de competição e comparação entre os seres. Talvez sejamos maiores; talvez iguais; quem sabe menores no que diz respeito a glória angelical. Isso não importa. Fato é que somos seres diferentes deles e possuímos uma glória muito grande.

Você já parou para pensar o tamanho dessa glória que possuímos?
Essa revelação muda alguma realidade do seu dia a dia?
Você se enxerga como realmente é aos olhos do seu Criador?

Tal revelação não deve encher-nos de presunção ou arrogância, mas apenas de alegria e gratidão a Ele pelo fato de ter nos dado tão grandiosa capacidade de sermos quem somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário