segunda-feira, 27 de maio de 2013

VOCÊ É QUENTE, FRIO OU MORNO?

"Quem dera fosses quente ou frio! Assim, pois, porque não és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca..."
Jesus, aos irmãos da igreja na cidade de Laodicéia, no século I

Parece que Deus não gosta de gente em cima do muro...

Digo isso porque a figura de linguagem usada por Jesus para descrever o estado espiritual das pessoas da igreja na cidade de Laodicéia é esse da temperatura. Os três estados básicos da temperatura aplicados a alma e ao espírito humano.

Podemos dizer que os frios são as pessoas não religiosas que não se interessam muito por assuntos espirituais; já os quentes são as pessoas que se interessam muito pelos assuntos espirituais, conhecidas como religiosas, que levam seu credo a sério, ás vezes a sério até demais.

E aqueles classificados como "mornos"?
Quem será que são?

Parece óbvio embora não esteja dito nem escrito isso aí no texto do Apocalipse que as pessoas classificadas como de espírito "morno" são aquelas que não se encaixam em nenhum dos dois grupos acima citados, isto é, não são nem muito religiosos nem desinteressados por assuntos espirituais. É um tipo de pessoa que se interessa um pouco por religião ou por assuntos espirituais, mas nunca se envolve; as vezes parece estar, mas não está; outras vezes parece bem longe, mas está se aproximando para ver no que vai dar.

Podemos dizer que esses seres de espírito "morno" são também aqueles que costumamos dizer que estão "em cima do muro", isto é, indecisos, têm muito medo de tomar partido, de fazer confissões, vivem cheios de dúvidas acerca de tudo e mesmo que tenham algumas confissões a covardia as faz retroceder. Sim, "mornos" são covardes; "mornos" são pessoas inconstantes; "mornos" são pessoas manipuláveis, que mudam de opinião mais do que deveriam; que não se firmam em nada ou talvez em "tudo", o que significa a mesma coisa.

Como aprendi ha tempos atrás, o "muro" tem dono e seu dono é o diabo.
Essa convicção faz todo o sentido.
Deus não aceita o muro porque na verdade o "muro-morno"-"morno-muro" não existe, ele é apenas uma camuflagem para covardes se esconderem e não mostrarem de fato de que lado estão.

Podemos dizer também que quem é "morno" possa ser aquele chamado "homem carnal" pelo apóstolo Paulo. Quem é o tal "homem carnal"? O "homem carnal" segundo nosso sábio irmão Paulo é aquele indivíduo que não é mais natural, pois já conheceu um pouco do Evangelho e provou das alegrias do reino, mas ao mesmo tempo ainda não mergulhou de cabeça para seguir a Jesus com radicalidade e se tornar, nas palavras de Paulo, um "homem espiritual". Portanto, o espírito "morno" daqui de Apocalipse também é o espírito "carnal" de Coríntios.

A pergunta a ser feita, então, a todos nós é: "Quem somos?"

Naturais, Carnais ou Espirituais?
Frios, Mornos ou Quentes?

Eu posso me arriscar a dizer quem eu acredito que eu seja, mas só você pode falar a respeito de si mesmo e só Deus pode dizer com propriedade quem nós realmente somos. Entretanto, a Palavra e o Espírito nos mostram o perfil de cada um deles e através de uma análise humilde e quebrantada podemos chegar a alguma conclusão.

O importante é saber que Deus se sente enojado a respeito da indecisão.
Deus sente náuseas espirituais ao olhar para seres hipócritas como os "mornos-muro-carnais".
Deus sente menos pesar ao comtemplar os "frios-naturais", pois estes, ainda que não se interessem pela religião e por assuntos espirituais, pelo menos são mais sinceros que os anteriores e Deus prefere a verdade de um coração sincero, ainda que seja horrível do que a mentira de uma máscara posta para tentar enganar a si mesmo e o seu próximo.

Quem somos nós?
É melhor escolher um lado porque o muro já tem dono.

Quem é você?
É melhor se decidir porque diante de Deus as máscaras nada escondem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário