sábado, 11 de maio de 2013

A PEDAGOGIA DA CONSEQÜÊNCIA
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A PEDAGOGIA DA PROIBIÇÃO

"Ensina a criança no caminho em que deve andar..."
Sabedoria registrada em Provérbios de Salomão, Antigo Testamento

Estou testando um maneira de educar meu filho que acredito estar dando certo, surtindo um efeito positivo, pelo menos por enquanto. Substituí a tão comum e utilizada "Pedagogia da Proibição" pela "Pedagogia da Conseqüência", essa segunda foi inventada e batizada por mim. Quer dizer, alguém já deve ter pensado e escrito sobre isso, mas como nunca li nem ouvi a respeito, então, para mim ela é inédita, pelo menos com esse nome e esse significado.

O que é Pedagogia da Conseqüência?

É simplesmente ensinar a criança as conseqüências de suas atitudes e omissões.
É dizer: "Se você fizer isso, acontecerá aquilo. Deseja continuar?"
Ou: "Se você não fizer isso, o resultado será ou deixará de ser esse. Tem certeza que vai arriscar?".
Mais ou menos isso ou o que a isso se assemelhar.
É uma tentativa de incutir na mente da criança o fato inequìvoco da existência de que todas as suas ações e omissões produzem conseqüências e ele, como ser humano, precisa estar ciente do que encontrará pelo caminho e com o que deverá provavelmente lidar caso decida escolher os caminhos que quiser.

E creio que esse tipo de Pedagogia é muito mais saudável e realista do que a "Pedagogia da Proibição".

Você sabe o que é a Pedagogia da Proibição?

É aquela velha formar de tentar ensinar apenas proibindo.
É o velho "Não pode" sem explicações adjacentes, modelo esse que sempre produz interrogações na mente da criança que geralmente só obedece por um medo cego daquilo que o pai está dizendo que é mau, mas ela mesma não entende nada, pois nada ou pouco lhe é explicado a respeito dos motivos de "não se poder". Daí o costume das crianças de perguntar "Por que?" repetidas vezes. Esse porque é uma necessidade de explicação que elas têm. É um questionamento que deve ser sempre ou na maioria das vezes respondido pelos adultos. Acontece que, na maioria das vezes, nós adultos não respondemos os "Por quês" das crianças. Ou porque não sabemos as respostas ou porque não temos paciência para pensar ou ainda porque consideramos uma insistência provocativa em curso por parte da criança. Embora ás vezes as crianças espertamente provoquem mesmo, contudo, na maioria das vezes, elas querem apenas uma explicação lógica e que faça sentido ao seu raciocínio.

Tenho percebido, na troca de uma pedagogia pela outra, na educação de meu filho, que a Pedagogia da Conseqüência funciona e instrui muito mais do que a Pedagogia da Proibição. Essa primeira é bem mais completa satisfazendo a necessidade que os pais têm de ensinar bem como também a necessidade que os filhos têm de entender o universo ao qual estão sendo inseridos agora.

A Pedagogia da Proibição é fruto de burrice e preguiça.
O único resultado que ela produz é uma obediência cega geralmente motivada por medo.

Já a Pedagogia da Conseqüência gera uma obediência mais consciente.
Contudo, obviamente, ela é mais trabalhosa e exige mais paciência e dedicação dos pais.

Qual é a Pedagogia que você usa para ensinar seu filho?

A Sabedoria diz que educar é ensinar de maneira que quem quer educar tem que produzir algum resultado de aprendizado no filho. A criança tem que entender algo. Se você só manda burramente e ela obedece cegamente, então, não há nem educação nem aprendizado.

Você está disposto a experimentar essa Pedagogia?
Então, experimente.
Ela funciona, basta você se esforçar e os resultados aparecerão.
Desse modo cumpriremos nossa missão de pais transmitindo algum conhecimento para nossos filhos.

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