segunda-feira, 27 de maio de 2013

A EXCEÇÃO QUE VIROU REGRA

"...entretanto, não foi assim desde o princípio..."
Jesus, sobre o significado do divórcio e do casamento, aos religiosos de sua época, que queriam justificativas para seus divórcios por motivos banais

"Você está solteiro?"
Pergunta comum entre as pessoas de nossa sociedade no momento

Observando uma pergunta comum que ecoa todos os dias em nossa sociedade, o "tá solteiro?", comecei a refletir em seu significado. Percebi que esse "tá solteiro" significa uma banalização do casamento e do divórcio. Nossa geração é uma geração que banaliza muito tanto a união quanto a desunião. As separações entre os casais hoje se tornaram tão ou até mais comuns que as uniões. Em algumas escolas percebe-se que a maioria das crianças ou adolescentes têm pais separados, no segundo, terceiro ou outros números de relacionamentos. Em alguns colégios se tornou surpreendente ser filho de pais que nunca se separaram ou que voltaram atrás e contiuam juntos.

Terrível!
Somos maus e adúlteros!
O diagnóstico que Jesus deu a sociedade de sua época cabe a nós perfeitamente.

O "tá solteiro" me incomodou porque significa uma mudança terrível de valores. Antigamente perguntava-se "Você é solteiro?" ou "Você é casado?". O verbo era outro, era o verbo "ser" porque as pessoas se separavam menos e eram mais comuns uniões até que a morte os separasse. Hoje o verbo é "estar" significando uma rotatividade imensa de parceiros. Meu objetivo aqui não é moralizar o assunto, visto que quem me conhece sabe que eu não creio em moral, mas apenas trazer um alerta á consciência cauterizada de uma sociedade má e adúltera como a nossa. Quem me conhece também sabe que sou separado, infelizmente, e não me alegro e me orgulho nada disso e também não estimulo ninguém a fazê-lo, porque Jesus ensina que a separação de um casal é fruto da dureza dos corações, apenas isso. Portanto, antes que alguém diga: "Olha só quem está falando..." se referindo a mim com ares de moralidade, saiba que a repreensão que faço aqui nesse artigo também é para mim, eu mesmo me disciplino agora aqui diante da Palavra de Jesus e do Espírito Santo que a confirma. Também faço parte dessa geração má e adúltera por isso também sou mau e adúltero embora nunca tenha tido outra mulher que não fosse minha ex, nem antes dela nem depois. Contudo, pretendo ter e pelo espírito da lei, sou adúltero pelo fato de cobiçar outras mulheres e também continuarei sendo quando tiver minha segunda mulher no futuro, o que provavelmente acontecerá. Se quiser entender melhor essas últimas palavras leia o artigo denominado "Todos somos adúlteros" nesse mesmo blog.

Voltando ao assunto inicial, é óbvio que a exceção virou regra.

Qual é a regra?
Casar e permanecer casado até que a morte nos separe, pois foi assim que Deus instituiu para nosso bem.

Qual é a exceção?
O divórcio, a separação como prevenção para evitar-se males maiores ou falta de amor crônica.

Entretanto, nós, carnalmente, terrivelmente, transformamos a exceção em regra.
Sim, a regra virou exceção e a exceção se tornou regra.

Terrível!
Diabólico!
Somos muito maus!

O "tá solteiro" é a expressão que manifesta nossa maldade no que diz respeito a relacionamentos conjugais.
O "tá casado" também é irmão gêmeo do "tá solteiro" e igualmente danoso e venenoso.

Só a Graça de Deus para restaurar o que matamos.
Só a misericórdia do Altíssimo para nos ressuscitar e trazer a vida novamente.

Que Deus nos salve de nós mesmos para que a exceção volte a ser o que sempre foi e a regra também.
Em nome de Jesus amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário