sábado, 4 de maio de 2013

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE TRABALHO

"Do suor do teu rosto comerás..."
Deus, ao homem, no Éden, depois da Queda

Estou há dois meses sem trabalhar e essa realidade tem incomodado muitas pessoas, mais do que a mim. Sim, mais do que a mim porque eu sei que daqui há pouco eu voltarei a trabalhar e a gerar renda conforme manda a ordem do capitalismo, pois, para o sistema capitalista só é considerado trabalho a atividade que gera renda. posto que qualquer outro serviço, ainda que seja um cuidado especial de um ente querido doente ou o cuidado de um pai ou uma mãe com seus filhos, pelo fato de não gerar capital, para o capitalismo, não é trabalho. O capitalismo distorceu o real significado de trabalho. Afinal, o que é trabalho? Sabemos, desde sempre, que trabalho é a atividade exercida por um ser humano para garantir a subsistência física e mental de si mesmo bem como também daqueles que dependem dele e não podem trabalhar.

Sim, trabalho é isso, simplesmente isso. Nada mais que isso. O que passar disso vem do Capitalismo Selvagem Desumano, que não é praticado por todos, entretanto é aceito pela maioria.

Antigamente, uma mulher era respeitada e considerada "esforçada", "guerreira", "trabalhadora", "boa pra casá" se soubesse cuidar bem de uma casa, de um homem, de crianças e qualquer outra atividade que tenha relação com essa de cuidadora dos outros. Um homem, por sua vez, era considerado "bom", "bom partido", admirado entre os seus se trabalhasse com as próprias mãos e conseguisse gerar sustento mínimo para os seus. Geralmente, numa época em que a maioria da população brasileira vivia no campo, se ele conseguisse cuidar da terra, plantar e colher o necessário e/ou criar animais para seu sustento, era o suficiente para ser um homem digno da confiança dos pais para liberarem sua filha para ele.

A vida era muito mais simples, as pessoas mais fortes, tanto fisicamente quanto mentalmente.
Havia mais saúde tanto mental quanto física em alguns ambientes.
Sim, havia sim, embora alguém que me leia agora discorde do que digo porque julga que hoje nós somos seres evoluídos superiores aos nossos pais e avós.

Bobagem!
Ignorância!

Nossos pais e avós eram, em muitos aspectos, mais evoluídos do que nós!

Voltando ao assunto do trabalho, fica claro que nossa sociedade está muito perdida com relação a muitos temas e esse é apenas mais um deles.

Trabalho para os homens de hoje, num sentido geral sem generalizações, é movimento doido aluciante e nervoso. Você concorda comigo? Se fôr sincero concordará...

O que eu quero dizer é que não basta um homem e uma mulher terem um lugar digno para morar, uma comida digna para comer com simplicidade, roupas para vestir e saúde. Creia-me, não basta. Sei do que falo porque estão me importunando a respeito desse motivo no momento. Estou feliz da vida porque eu e os meus têm esse cuidado básico e esse sustento fundamental, mas as pessoas dizem que eu não posso estar feliz, que eu tenho que correr, me esforçar, ficar nervoso, produzir algo, gerar renda, ainda que não precise.

Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade, já disse o poeta.

Eu creio que trabalho é muito mais do que o Capitalismo diz que é.
Trabalho é muito mais que gerar renda.
Trabalho promove, de um jeito ou outro, o cuidado básico de si e daqueles pelos quais você é responsável, independentemente do modo como isso aconteça: se você planta e colhe, ou fica sentado num escritório com ar condicionado e ganha um salário no final do mês, ou é um músico que sai por aí fazendo apresentações, ou conserta aparelhos com defeito, ou fica em casa limpando, cozinhando e limpando bunda de criança, não importa.

Trabalho é toda atividade que gera vida mesmo que não gere renda.
E o Capitalismo Selvagem que vá para a Puta que o pariu...

O trabalho deve gerar para nós vida e não morte.
O escorrer do suor conforme disse nosso Pai Celeste no início deve gerar alimento.

Amém!
Assim seja!
Porque assim sempre foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário