terça-feira, 22 de julho de 2014

PESSOAS E PERSONAS
"O amor tudo suporta"

Ontem eu e meu amigo estávamos conversando sobre um dos motivos que levaram determinada pessoa a se separar de outra. E juntos descobrimos, pela análise dos fatos, que esse motivo foi um culto á personalidade. Isto significa que certa pessoa casou-se com o outro apenas por causa de sua "persona", personalidade, título, salário, etc. Casou-se com a performance e não com a pessoa mesmo.

Essa realidade é muito comum.
Muitas pessoas estão unidas umas ás outras por esse motivo.
Mulheres estão juntas com certos homens porque eles são ricos, ou poderosos, ou famosos, ou fortes, ou possuem qualquer tipo de "status" que lhes causem admiração.
Isso também acontece com homens embora eu creia que geralmente aconteça mais com mulheres.

Entretanto, cedo ou tarde, a pessoa aparece e a personalidade mostra a real face.
Quando isso acontece, aquele que está fundamentando seu relacionamento -  geralmente de forma inconsciente - na persona e não na pessoa, leva um susto e esse susto provoca muitos problemas no relacionamento. Alguns sustos são tão grandes que levam mesmo até o final do relacionamento, ao divórcio, porque a pessoa não suporta a realidade, visto que a persona não é a realidade pura, somente a pessoa é de fato a realidade com  a qual se tem de lidar todos os dias.

A persona não peida, nem arrota, nem caga, nem grita, nem mostra suas humanidades mais básicas.
Já a pessoa mostra tudo, tudo o que é, suas doçuras e amarguras, suas belezas e feiúras, suas forças e fraquezas.

Por esse motivo que só o amor suporta a pessoa e quem se une a alguém apenas motivado pelo culto á persona logo a abandona em seu espírito porque a convivência mostra nossa verdadeira face ao outro e essa revelação é dura para quem vive na ilha da fantasia dos relacionamentos perfeitos.

Qual é o nível de nossos relacionamentos?
Será que nos relacionamos com pessoas ou personas?
Será que valorizamos o ser ou as performances?

Esse assunto é muito importante para todos nós nessa breve caminhada aqui nesse planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário