terça-feira, 22 de julho de 2014

A TEOLOGIA DO CHICÓ
Sobre a inexplicabilidade do ser e das obras do Altíssimo

Gosto daquele filme "Alto da Compadecida".
Por vários motivos.
Um deles é o personagem Chicó, interpretado pela ator Selton Melo.
E o que mais me alegra ao ver esse personagem em cena é sua famosa frase:
"Não sei, só sei que foi assim".

Ele solta essa frase após contar suas histórias e casos mirabolantes.
Ele conta, as pessoas ficam admiradas e ao mesmo tempo incrédulas e, geralmente, lhe fazem a seguinte pergunta: "Mas como isso pode acontecer? De que modo? Explique..."
Ele, então, responde: "Não sei, só sei que foi assim".

Gosto dessa frase e a chamei de "Teologia do Chicó" porque ela é muito boa e embora não pareça pode receber atribuição de variados conteúdos: filosóficos, teológicos, psicológicos e etc.

É de uma humildade muito grande!
Por esse motivo resolvi relacioná-la á fé para que ela seja uma explicação da inexplicabilidade do ser de Deus e dos seus caminhos na terra dos viventes.

Sou adepto da teologia do Chicó, não para contar casos geralmente mentirosos, mas para narrar as obras de Deus e as realidades do seu ser que são inintelígiveis aos sentidos puramente humanos e carnais.

Sim, porque, como diz sua Palavra, só se discernem as coisas espirituais por meio de coisas espirituais e não de um modo carnal, isto é, lógico, racional, humano.

Deus nos chama para sermos testemunhas-Chicó.
Isso significa que não fomos chamados para explicar muita coisa, mas para testemunhar aquilo que vimos, ouvimos e cremos ainda que não consigamos muitas vezes racionalizar esse conteúdos espirituais.

Não estou dizendo com isso que a fé é totalmente irracional. Apenas estou afirmando que para se compreender as coisas espirituais é preciso transcender a lógica, pois esse caminho puramente lógico é insuficiente para se obter a verdadeira revelação espiritual. Ou você se entrega a humildade de dizer "Não sei explicar, mas creio que é assim" ou você vai morrer tentando explicar o inexplicável e sistematizar o insistematizável, porque a revelação divina não é uma ciência humana domesticável, que se pode contar, calcular, etc. A revelação divina é grande demais, alta demais, muito profunda. Só a discernimos espiritualmente.

Por esse motivo, Deus nos chama a crer na sua Palavra ainda que muitas vezes teremos de ser Chicós que não sabem explicar muito bem porque crêem, mas sabem no fundo do seu ser que aquilo em que crÊem ou aquele em quem crÊem é real, e verdadeiro, e fiel e galardoador daqueles que o buscam de todo o seu coração.

Quem crê sabe porque crê ainda que não consiga explicar.
Quem não crê nunca entenderá ainda que se desenhe para ele.
A fé abre portas de entendimento que a razão não consegue compreender e nunca o fará porque é limitada enquanto a fé possui uma grandeza muito maior, um nível superior de alcance.

Você crê no que eu digo?
Quer ser discípulo também da teologia do Chicó?
Se quiser, então, venha comigo e vamos experimentar as loucuras doces de amor de Deus para nós.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário