quinta-feira, 17 de julho de 2014

MARCAS DO REINO DE DEUS EM NÓS

"E quem não se humilhar como essa criança jamais entrará no Reino dos Céus"
Jesus, a seus discípulos adultos e arrogantes

Dias atrás, no aniversário de meu filho Natã, um momento da festa me marcou muito, me chamou a atenção. Foi quando, na hora de abrir os presentes, que estavam todos em cima de uma grande mesa e que também foi um momento que parou a festa, reunindo vários convidados em volta da mesa, meu filho soltou algumas pérolas de sinceridade pura.

Primeiro, ao abrir certo presente, disse logo que não gostou, na cara de quem o havia dado; depois, ao abrir o restante, ficava claro, pela variação da empolgação, o que ele havia gostado mais ou menos. Quando eram roupas, pouca empolgação; quando eram brinquedos, muita alegria, principalmente se fossem bonecos de super-heróis.

Lembrei-me então, naquele momento e nos instantes subseqüentes, bem como também até dias depois, das palavras de Jesus com relação a seus discípulos, ás crianças e ao Reino de Deus. Jesus ensina para pessoas adultas que só entrarão em seu reino se se converterem á pureza da verdade que há nas crianças. E, um nome que essa pureza recebe é sinceridade. A sinceridade, que também pode ser chamada de verdade e/ou de realidade é uma das maiores purezas que existem no nosso ser. Por esse motivo, ela é agradável a Deus.

Os sinceros herdarão o Reino de Deus.

Entretanto, tenho percebido que, juntamente com a sinceridade, é preciso haver também um quebrantamento, uma humilhação verdadeira diante da realidade da vida. Essa conversão nos põe dentro do Reino de Deus e coloca o Reino de Deus dentro de nós. Apenas isso e nada mais do que isso. Bem afirma o salmo quando ensina: "O sacrifício agradável a Deus é um espírito quebrantado; um coração contrito e humilhado não será desprezado pelo Altíssimo". Esse é o sacrifício a ser derramado e não o sacrifício da hipocrisia, aquele esforço por esconder ou tentar camuflar a verdade do nosso ser. Por isso, Jesus condenou tanto a hipocrisia, porque ela é um esforço anti-natural, anti-vida e anti-Reino. Por esse motivo também Jesus falou que pessoas como, por exemplo, as prostitutas e os ladrões estão mais próximas do Reino dele do que religiosos duros e hipócritas.

Portanto, essas são duas marcas do reino de Deus em nós.
Sinceridade.
Quebrantamento.

Quem as tem já está dentro.
Quem não as possui ainda está fora.
Simples assim.
Amém!
Que todos nós a possuamos para nossa própria sorte.

OBS: A sinceridade humilha, por isso Jesus afirmou que as crianças são humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário