segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A INTELIGÊNCIA BINÁRIA E A TERCEIRA ALTERNATIVA

Resolvi escrever porque tenho percebido um padrão de pensamento em muitas pessoas: a inteligência binária.

A inteligência binária é a capacidade reduzida e limitada de analisar situações sob duas perspectivas apenas: a do sim e a do não, a do é a do não é, sem considerar a possibilidade do não sei, do talvez, do poder ser que haja uma outra explicação.....

Tive esse "insight" quando estava conversando com uma pessoa e percebi que as perguntas que ela me fazia denunciavam a dúvida dela quanto a minha sexualidade. Ela estava desconfiada que sou gay. Por que? Simplesmente porque ela possui a inteligência binária kkkkkkkkkkk.

Explico.

Estou separado há um ano e de lá para cá não fiquei com nenhuma mulher.
Esse meu estado gera em algumas pessoas de mentalidade binária o seguinte raciocínio: "Bom, ele está separado da ex-mulher, mas também não pega ninguém, então, só resta uma alternativa: homossexualidade. Ele é gay!"

A inteligência binária nesse caso viaja de um pólo para outro sem considerar uma terceira alternativa, uma possível opção. Ela fica andando de um lado para outro num circuito fechado de ignorância entre o pólo da monogamia e da promiscuidade e desse circuito não sai porque é limitada.

Qual seria a alternativa restante?
A opção de se guardar com paciência para uma pessoa confiável e com quem eu consiga estabelecer um relacionamento minimamente maduro.

Essa mentalidade me faz menos homem ou menos macho?
Na teoria concreta da inteligência binária sim.
Você tem que provar que é macho pegando uma continuamente ou muitas promiscuamente.
Você só prova sua hombridade ou masculinidade ou macheza dessa maneira.

Portanto, foi boa essa desconfortável conversa com essa pessoa porque, apesar do incômodo de saber que alguém te julga ser algo que você não é, pelo menos me rendeu esse insight a respeito do comportamento humano que me será muito útil ainda daqui para a frente.

Você é uma pessoa de inteligência binária?

Não há problema em ser desde que você tenha disposição para romper com esses limites empobrecedores do pensamento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário