quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

VOCÊ SABE QUEM É SEU PRÓXIMO?

Creio que fazemos confusão a respeito da realidade de quem é nosso próximo mesmo.
Basicamente seguimos dois extremos perigosos que não são a verdade a respeito de quem de fato é nosso próximo na vida.

Primeiro, cometemos o erro de omitir socorro a quem nos aparece pelo caminho.
É o caso daqueles religiosos da parábola de Jesus que omitiram socorro ao assaltado ferido a beira do caminho.
Segundo, é a busca ansiosa pelo próximo quando este não se apresenta naturalmente pela via dos ventos naturais da existência. Esse é o caso daquele que se enxerga "messias" do mundo, dos pobres, dos necessitados e se acha poderoso o suficiente para "resolver" a vida de muita gente. Geralemente essa pessoa bondadista está usando sua pseudo-preocupação com o outro para fugir do enfrentamento de realidades desconfortáveis de seu cotidiano.

Eu creio que nosso próximo seja, conforme Jesus mesmo ensinou, qualquer ser humano que cruze o nosso caminho trazido por circunstâncias não manipuláveis da vida e ao qual tenhamos condições de ajudar naquilo que lhe seja obviamente necessário.

Qualquer ser humano.
Que cruze nosso caminho.
Trazido pelos ventos não manipuláveis da existência.
Que nos encontre com possibilidade mínima de prestar-lhe socorro.
Que tenha uma necessidade real a ser suprida.

Portanto, nosso próximo está sempre entre os pólos da indiferença e da onipotência messiânica.

Meu próximo é um senhor que me parou ontem no meio da calçada pedindo ajuda para ajudá-lo a subir sua banca móvel de vender morangos.
Meu próximo é um velho meio surdo que me pediu uma informação no meio da rua e com o qual eu tive de ter paciência repetindo várias vezes a mesma frase até ele ouvir ou entender.
Meu próximo é meu filho que necessita de minha presença constante para ter um mínimo de referência masculina para crescer na vida.
Meu próximo é minha ex-mulher com quem embora eu não tenha mais uma relação de intimidade como antes preciso manter laços mínimos de fraternidade e honra em respeito ao ser humano que ela é.
Meu próximo são meus conhecidos com os quais convivo, mas também desconhecidos que cruzam meu caminho.
Meu próximo são colegas de trabalho com os quais convivo todos os dias e pelo menos por força da obrigação do contato contínuo começo a estabelecer um relacionamento de amizade.

Próximo é gente que a vida coloca no nosso caminho.
Próximo a gente não busca, próximo a gente encontra.
Próximo a gente naõ menospreza, mas estende a mão conforme nossas possibilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário