segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O TEMPERO DA VIDA

"Vós sois o sal da terra"
Jesus aos seus discípulos de todos os tempos

Antes de ontem pela manhã resolvi tomar café em uma padaria diferente próxima a minha casa. Geralmente faço o desjejum em outras padarias do centro da cidade porque há nelas mais qualidade e variedade, mas naquele dia, não me lembro o motivo, precisei comer ali por perto mesmo.

Infelizmente me encontrei com um pão de queijo sem gosto, sem sabor.
Não tinha nem sabor de pão, nem sabor de queijo, nada.
Você já comeu um pedaço de alimento sem sabor algum?
Era apenas uma massa, um volume entrando na minha boca.

Horrível!

Antes estivesse salgado, ou doce demais, ou duro, ou queimado, qualquer outra alternativa acho que seria menos inrtagável do que aquela insipialidade.

Então, enquanto engolia forçosamente esse pão de queijo, me lembrei das palavras de Jesus a respeito da natureza do discípulo dele. Essas palavras conhecidas significam uma espécie de tempero da alma e do espírito que o discípulo deve possuir. A alma e o espírito do discípulo não podem ser insípidas, sem gosto. Elas precisam ter o sabor do Evangelho, da Palavra, do Espírito Santo, de virtudes, de simplicidade, de prudência, de sabedoria, de coragem, de revelação, etc.

O discípulo precisa provocar!

Como se diz numa gíria moderna: "Causar".
Impactar, não no sentido de aparecer como uma celebridade narcisista e besta, mas provocar uma sede e fome na alma de quem com ele conviver. Despertar mentes, almas e espíritos; criar perguntas, questionamentos; incomodar; tirar as pessoas da zona de conforto; criar pontos de interrogação em suas vidas cheias de convicções empíricas, religiosas, culturais e de qualquer oura natureza que se possa denominar.

Qual é a principal propriedade do sal?

Salgar?
Temperar?
Dar sabor?
Será?
Ou será que a principal propriedade e propósito do sal não seja gerar sede?


Nenhum comentário:

Postar um comentário