sábado, 23 de junho de 2012

QUEM NÃO PROCURA É ACHADO

"'Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão'. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz".
( Romanos 9.15, 16 e 18)

Agora há pouco tempo, aqui na casa de minha mãe, onde passo uns dias, aconteceu um fato que me estimulou a escrever um texto sobre esse assunto proposto. Peguei o computador para usá-lo e quando me sentei para ligá-lo não encontrei o pen-drive de conexão da internet. Logo comecei a procurá-lo. Olhei em todos os possíveis lugares onde ele pudesse ter caído: nas cadeiras da mesa de jantar, no chão da sala de estar, em um espaço ao lado do braço do sofá e em muitos outros lugares, mas não achei. Minha sobrinha e minha irmã também me ajudavam. Minha sobrinha até fez o caminho de volta por onde ela havia carregado o computador com pen-drive da casa de sua amiga até a casa de minha mãe. E nada. Ela, minha sobrinha repetia insistentemente que lembrava ter trazido o objeto até a casa de minha mãe, ou seja, ela tinha certeza pelo menos que ele estava por perto. Cansado de procurar, resolvi jantar e disse a todos: "Não se preocupem. Quando nós pararmos de procurar, encontraremos". E foi isso que aconteceu. Quando me sentei no sofá com o prato na mão para jantar, olhei ao lado, á minha esquerda e vi o pen-drive dentro do espaço de divisão dos lugares do sofá. O que eu havia dito realmente aconteceu: só encontramos quando paramos de procurar.

O que esse fato aparentemente bôbo tem a ver com o título e texto bíblico acima citado?

Tudo, absolutamente tudo!

Sim, porque no Reino de Deus também acontece assim: quem não procura é achado, quem não se esforça encontra, quem anda distraído de repente recebe uma revelação bombástica que lhe transforma a consciência e muda sua vida para sempre. E não estou falando apenas de uma mudança interior relativa e abstrata, mas de uma mudança que embora seja em grande parte interior, também se manifesta de diversas maneiras de modo que quem tem o mínimo de sensibilidade espiritual percebe as transformações.

Sim, no Reino dos Céus é assim mesmo, pura Graça que cai sobre a alma de homens e mulheres que são simplesmente amados incondicionalmente pelo Altíssimo. Deus ama quem quer amar; derrama misericórdia e compaixão sobre quem deseja independente da situação moral ou religiosa do indivíduo; também independe de condição financeira, intelectual, cultural ou de qualquer outra espécie de diferenciação que possamos fazer de classificação dos tipos humanos na terra.

Ele ás vezes escolhe crianças para confundir e humilhar adultos; mulheres para quebrar a arrogância dos machistas; até animais ele pode usar - conforme usou com Balaão para repreender o profeta.

Deus é livre em suas escolhas soberanas!
Ele não divulga critérios, porque na verdade eles não existem, pois se Deus fosse escolher baseado em padrões de merecimento e bondade intrinsecos dos corações humanos, na verdade, ele não escolheria ninguém, porque todos são igualmente indignos. Totalmente indignos!

O Evangelho é a Graça de Deus derramada sobre os indignos da terra.

Quanto mais indigno o individuo se achar, mais perto de receber um derramar de Graça na cabeça ele está.

Conheço várias pessoas - não apenas os exemplos bíblicos - quem provam essa verdade. Aliás, todos os escolhidos de Deus de sempre são desse grupo e desse tipo. E parece que quanto pior fôr o sujeito mais Deus se agrada em exaltá-lo ou se revelar a Ele para mostrar o que está escrito em Romanos que nunca depende de esforço, de tentativa, de busca, de suor, de leitura, de orações, de jejuns, de frequências em cultos e de várias outras obrigações que a religião inventou e disse que foi Deus quem instituiu.

Deus procura é os vagabundos da terra.
Os que nada são. Pobres, incultos, fracos, considerados imorais, ou arrogantes, enfim, gente que desperta nos outros inveja pelo fato de verem que aquele foi escolhido sem ter as prerrogativas que outros têm.

Deus busca quem Ele quer buscar em cada geração, para confundir e provocar ciúmes naqueles que o rejeitaram.

Eu mesmo, vejo em minha vida a graça acontecendo, visto que sempre andei distraído - ás vezes até demais - e BOOM!,  de repente cai uma revelação da Palavra do Evangelho que muda o curso de minha história. Isto já aconteceu três vezes e eu louvo ao Senhor porque apesar de ser quem sou, isto é, um pobre ser humano mesquinho e miserável, Ele me escolheu para ser parte do seu povo amado e querido. E poderia citar muitos outros exemplos parecidos ou iguais á minha história pessoal de fé.

O Reino de Deus é PURA GRAÇA IMERECIDA DERRAMADA DOS CÉUS NA ALMA DOS PIORES SERES QUE VIVEM NA FACE DA TERRA!

A Graça é esse derramar incondicional de Amor Divino sobre Criaturas Idiotas e Más como nós.

"Obrigado, Senhor, porque faço parte do grupo dos escolhidos Teus, embora, eu nem saiba porque me escolheste. Mas, isso já não importa, pois o que vale é estar dentro, ainda que sem saber o motivo pelo qual entrou. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário