terça-feira, 19 de junho de 2012

A FÉ-CONCEITO E A FÉ-EXPERIÊNCIA

"Sem fé é impossível agradar a Deus..."
Hebreus 11.6

Relendo Hebreus 11 ontem com um amigo e irmão em Cristo, meditamos no significado dessa passagem enquanto uma das mais profundas exposições bíblicas acerca da natureza e concretização histórica da fé.

Lembramos juntos que á medida que vamos lendo aquelas palavras percebemos que duas são as linhas de pensamento constantes do autor: a fé-teoria e a fé-experiência. Ele elabora teses e explicações que elucidam o significado da essência da fé bem como ao mesmo tempo dá exemplos de homens e mulheres que provaram o poder da genuína fé em suas histórias de vida aqui nesse planeta.

Esse é o fundamento básico de todo o texto.

Ele explica e exemplifica; exemplifica e explica; teoria e prática, tese e teste em uma alternância explêndida e pendularmente equilibrada.

E o que essa realidade tem a ver comigo e com você hoje?
Que nos adianta saber da fé-teoria e da fé-experiência?
Alguma delas é mais importante que a outra?
Somos seres da fé-teoria ou daé-experiência?

Começando de trás para frente, eu tenho observado que a maioria dos cristãos contemporâneos são pessoas  que vivem apenas a fé-teoria. É aquele tipo de cristão que lê Hebreus 11 e concorda com tudo o que está escrito lá, mas quando desafiado a praticar essa fé, amolece, retrai-se, desiste, teme, não crê na factualidade da fé como experiência alcançável. A fé deles é fé de escola bíblica dominical, teoria abstrata ouvida todo domingo pela manhã, mas que nunca se concretiza: nem na segunda-feira, nem na terça-feira, nem em dia nenhum da sua semana.

Daí eles cultuam os "heróis da fé", como são chamados por muitos aqueles exemplos citados lá em Hebreus 11 bem como também outros exemplos da história mais moderna, tipo missionários que abandonaram tudo para servir a Jesus em lugares e épocas difíceis nesse planeta. Contudo, eles mesmos, em sua maioria, na hora em que são postos a prova, crêem mesmo é apenas no saldo bancário, no salário, no concurso público que traz "estabilidade" e "segurança financeira".

Falo isso baseado não apenas em observação distante e desconectada da realidade, mas também fundamentado em experiências que tenho vivido principalmente nesses últimos meses. Agora, por exemplo, estou totalmente falido do ponto de vista financeiro e profissional, contudo, creio que dias melhores virão e por isso não me desespero, embora me preocupe principalmente com os que dependem de mim financeiramente. Daí, tem acontecido o seguinte: eles se incomodam com minha tranquilidade. Eles queriam que eu estivesse desesperado, "correndo atrás" como dizem alguns, pedindo aqui e ali por uma oportunidade, arrombando portas ao invés de só bater. Eu, contudo, estou batendo calmamente e esperando pela bondade e providência do Senhor que já está me socorrendo.

O que eu realmente quero dizer aqui e agora é que nós todos precisamos de fé genuína, de entrega total, de confiança real no cuidado amoroso que Deus tem para todos os seus filhos, visto que ele cuida até dos maus. Porventura, não cuidará daqueles que pela sua graça têm sido convertidos a bondade?

Dias atrás estava um pouco ansioso por causa desses dias um pouco difíceis que passo e então o médico me receitou medicamento para combater a ansiedade. Você acha que eu creio que um medicamento pode curar a ansiedade? Absolutamente não. Ele pode repor substâncias que alterem o sistema nervoso, por exemplo, mas a ansiedade só é vencida pela fé no amor que Deus tem para conosco. A raiz da ansiedade não é orgânica, por isso, remédios não curam ansiedade definitivamente. O que cura ansiedade é rendição confiante  á vontade soberana do Altíssimo para nós. Isso sim sempre curou minhas ansiedades até hoje.

O que mais me tem ajudado é a comunhão que tenho com um amigo querido onde nós passamos um tempo juntos conversando, confessando, questionando-nos mutuamente, orando, compartilhando a Palavra. Isso sim, tem curado minha ansiedade.

E você, tem experiências de fé para contar?
Ou fé para você é só um "tema" bíblico, teológico e de escola bíblica dominical?
Você já tomou decisões de fé na vida?
Você já experimentou a providência divina na sua casa, na sua mesa, no prato, no copo, na dispensa, no tanque de combustível do carro, no guarda-roupas, etc?

A fé-conceito serve apenas para explicar a experiência que aconteceu.
O que muda mesmo a vida da gente são as experiências de fé e bondade divina que temos.
Testemunhamos experiências e não somente conceitos.

Não devemos idolatrar as experiências, mas também não podemos menosprezá-las, pois teoria sem prova prática, no cotidiano, é só alimento para a intelectualidade, contudo, a alma e o espírito, sem factualidades, nunca são satisfeitos apenas porque ouviram teses bíblicas ou teológicas acerca de que nunca ninguém vê acontecer.

Que o Senhor nos converta a genuína fé que move mesmo, não necessariamente montanhas, mas corações.

Oh, provai e vede que o Senhor é bom.
Quem prova vê; quem não vê é porque nunca se dispôs a provar.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário