sábado, 28 de janeiro de 2012

O DESCANSO EM DEUS PELA FÉ QUANDO FALTA ALGO

Leitura: Hebreus 4 e 11

"Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso..."

Hoje, aconteceu comigo, de novo, o que há muito tempo eu não experimentava: o dinheiro acabou.

Mas acabou mesmo, zerou, de novo, como há uns 12 dias atrás, também aconteceu, enquanto eu viajava de volta de Minas para cá e que resultou numa espera de 21 horas para poder fazer uma refeição. Ora, 21 horas sem comer para quem está acostumado com a miséria talvez não seja tão sacrificante, mas para mim que tenho o costume de fazer 4 boas refeições diárias, completas, é um sacrifício. Daquele vez, zerou tudo, carteira e conta bancária bem como todas as outras possibilidades de obtenção aqui e ali por adiantamento no trabalho ou outra via qualquer. Dessa vez, fui um pouco menos pior, pois embora na carteira sobraram apenas R$ 0,75, no banco eu tinha mais ou menos uns R$ 20,00, embora também esses 20 não seja praticamente nada para quem precisa comer, beber e andar o dia inteiro bem como pagar algumas contas inevitáveis e mandar algum dinheiro para a família que se encontra longe.

Por que lhe digo isso? Por que acrescento esse fato nessa reflexão?

Apenas para factualizar o princípio que quero que nós reflitamos agora. Você sabe qual é?

O princípio é este do descanso em Deus pela fé em momentos difíceis como o de falência financeira. Quando o nada nos acomete, as notas somem da carteira, os digitos do banco, as pessoas que podem te socorrer do lugar onde você está, você não as encontra nem pelo telefone, precisa continuar indo, caminhando, mas não sabe como o fará, já que tudo sumiu da sua frente. Esse nada também vem não apenas sob forma de falência financeira, mas sob a forma de solidão relacional, quando se perde a mulher e/ou o filho; o emprego e do dia para noite têm-se que tornar-se criativo para conseguir matar o tempo que sobra e você não sabe o que fazer com ele, pois, a criatividade uma hora acaba e você simplesmente pára, senta e fica esperando o tempo passar, torcendo para as horas andarem.

É nesse "nada" aparente" que encontramos o "tudo" existente. Sim, porque Deus continua presente em nossos aparentes "nadas", nas nossas falências, no dia mau, na solidão, no desemprego, na distância de quem se ama, na incerteza de como recomeçar. Sim, é nessas horas em que experimentamos o descanso em Deus pela fé, porque a fé só se concretiza mesmo no nada, no vazio, no vácuo, no zero, na solidão.

Fé quando tudo se tem não é fé verdadeira, pois, se alguém vê e tem, como crê e espera?

Nesses dias também me lembrei de uma experiência prodigiosa que tive com o poder do Senhor no ano de 2008. Eu morava na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo, minha terra natal, com minha família. Trabalhava como pastor, em uma igreja local, da denominação a qual eu pertencia, normalmente, como muitos homens o fazem todos os dias em todos os lugares. Aconteceu que, em certo mês, no final dele, mais ou menos dia 20, meu dinheiro diminuiu bastante, como acontece com muitos trabalhadores brasileiros que a medida que o mês se vai o dinheiro também vai junto. No começo há alívio porque há dinheiro e geladeira cheia, mas a partir do dia 15 o bicho começa a pegar, isso quando não pega antes do dia 15. Então, como dizia, fiquei com pouco dinheiro e tive que decidir entre o pão e o leite de cada dia e o combustível para o carro. O que escolhi? Obviamente, por uma questão de lógica sobrevivencional, cortei o combustível e usei o dinheiro para o pão e o leite. Então, peguei o carro, guardei na garagem, apenas com pouquíssimo combustível suficiente apenas para funcioná-lo e levá-lo até o posto mais próximo no começo do mês, quando receberia o salário e poderia pôr algum combustível. Ele ficou lá, parado, durante mais ou menos uns dez dias. O tempo passou, o mês terminou, o salário chegou e feliz da vida, fui até ele funcioná-lo para levá-lo ao posto e abastecê-lo. ENTRETANTO, quando virei a chave no contato tive uma grande surpresa: o ponteiro do marcador de combustível estava lá em cima marcando tanque cheio. A princípio pensei pela lógica que deveria ser um problema elétrico no painel ou na própria bomba de combustível que quando estraga faz com que o ponteiro marque errado. Então, saí direto ao posto para abastecê-lo. Encostei e pedi ao frentista que colocasse uma certa quantia que agora não me lembro. Ele foi, mas logo voltou me dizendo que não era possível pôr mais nem 1 litro porque O TANQUE ESTAVA CHEIO. Tomei um susto, peguei a chave de volta e fui direto ao mecânico. Ainda descrente acerca do milagre e tentando racionalizar de todas as formas pedi que o mecânico retirasse o tanque para conferir o estado da bóia de combustível porque desconfiei que ela estava com problema. Ele me perguntou se o tanque estava vazio e eu disse que sim. Quando ele levantou o carro pelo elevador da oficina e tentou retirar o tanque por baixo o fato se confirmou: o tanque estava cheio. Tão cheio que ele sozinho não conseguiu suportar o peso e chamou outro ajudante para dar-lhe força. Contei a ele a história do milagre, mas ele não acreditou. Contudo, esse é o fato e também o MILAGRE. E a parte mais importante de toda a história foi que eu não orei nem busquei nada. SIMPLESMENTE ACONTECEU. Como diria Chicó, personagem do filme "Alto da Compadecida", quando os outros lhe perguntavam como aconteciam as coisas estranhas que ele narrava, sua resposta era sempre: "Não sei, só sei que foi assim".

Falta-lhe alguém ou algo nesse momento?
Você sente-se falido ou  fracassado?
Sozinho e não sabe nem como vai se alimentar amanhã?
Doente e não tem noção de quando será levantado dessa cama?
Dolorido por causa da perda daquele ente querido que se foi?
Desempregado desiludido depois de ter enviado vários currículos a variadas empresas?
Desenganado pelas reprovações que passou nos vários concursos públicos que vêm prestando?

Não importa o que você sente como falta hoje e agora.
Saiba, o nada com Deus torna-se tudo enquanto o tudo sem Deus é como nada.

Descanse....
Creia....
Prove e veja que o Senhor é bom.

Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário