segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O BUTECO E O TEMPLO

"E conhecereis a realidade e a realidade vos libertará"
Jesus

Há um ano que trabalho em um restaurante aqui do centro da cidade. Quem está mais próximo de mim sabe onde fica e até já me visitou por lá. Sou garçom durante a noite e enfrento uma jornada difícil que jamais imaginaria precisar enfrentar anos atrás.

Apesar de reconhecer as dificuldades do meu atual trabalho, também reconheço o bem que ele está fazendo á minha alma. Sim, está me fazendo bem em muitos aspectos. Um deles, e talvez o mais importante, é que estou sendo exposto, dia após dia, a crua realidade da vida. Digo isso porque, apesar de ser um restaurante, um ambiente legal e familiar, não deixa também de ser um "buteco", porque vez ou outra acontecem coisas bizarras por lá. E não me refiro apenas a embriaguez, porque, independentemente dela, coisas engraçadas e toscas acontecem por lá quase todos os dias.

Estou começando a acreditar que esse "buteco" está curando a minha alma em muitos aspectos.
Sim, curando, em muitos sentidos.

E a maior cura operada em mim eu creio que é esse encontro com a verdade-realidade que Jesus já disse ser libertador. Porque quando Jesus fala de verdade, ele está se referindo á realidade, isto é, o que as pessoas e as coisas são, na essência e não na aparência. Esse lugar onde trabalho é um ambiente totalmente real, como poucas frescuras e hipocrisias. A única hipocrisia que ás vezes você encontra é uma leve, do tipo "para sobrevivência", mas não existe aquela hipocrisia "pesada" que você encontra em alguns ambientes mais sofisticados.

Nesse artigo, portanto, quero comparar esse ambiente no qual vivo desde o ano passado, ao ambiente no qual vivi durante anos, isto é, o ambiente religioso. São diametralmente opostos no que se diz respeito á verdade-realidade. Enquanto no ambiente religioso você encontra "hipocrisia pesada", isto é, sofisticada, enraizada, no ambiente do "buteco" você praticamente não a acha.

Essa comparação relacionada ás palavras de Jesus tanto aqui nessa citação como em muitas outras ocasiões, me fazem crer que o buteco é mais saudável que o templo. Sim, é mais saudável sim! E o motivo já está descrito acima, não preciso repetir.

Mas vou....repetir.....
O buteco é mais saudável que o templo porque nele habita mais verdade.
O templo é mais doente que o buteco porque nele habita mais mentira-hipocrisia.

Se quiser ficar com raiva de mim, talvez porque você seja um ser religioso, então, saiba: está com raiva também de Jesus, porque eu estou apenas ecoando suas palavras e os significado delas.

Sei que não vou ficar minha vida toda nesse buteco, mas sei também que ele é providencial na minha maturação, uma escola muito melhor do que aquela que eu freqüentei durante quatro anos, no seminário teológico, onde só aprendi mesmo cultura, porque o resto não me acrescentou nada áquilo que eu já tinha dentro de mim por experiência pregressa no Evangelho.

E você, freqüenta quais ambientes?
Reais ou hipócritas?
Cuidado! Hipocrisia é um vírus contagioso!
Você se acostuma a ela e nem percebe que está se tornando um ser nojento.

Abraços e beijos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário