quinta-feira, 22 de maio de 2014

EU QUERO SER COMO MARIA! 
E VOCÊ?
"Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo"

Maria mais uma vez surpreende a todos.
Sim, digo "mais uma vez" porque todos lembramos daquele episódio narrado nos evangelhos onde Jesus chega na casa deles (de Marta, Maria e Lázaro) e as reações á sua chegada são diferentes. Enquanto Maria corre para a cozinha para preparar alguma bebida ou comida ou os dois ou talvez fazer outra coisa qualquer que uma dona de casa diligente faria á uma visita, Maria, que parece ser a irmã mais nova, fica na sala com Jesus, quedada, isto é, abaixada numa posição de contemplação para ouvir-lhe os ensinamentos. O resto da história todos nós já lembramos agora.

Maria era surpreendente mesmo!
Ela quebrava protocolos!
Agia de acordo com o que seu coração lhe dizia e não tinha medo de errar ou de contrariar.
Por esse motivo, escandalizava aqueles que se preocupavam com os protocolos, os modos, as maneiras, as aparências das coisas.

E, o mais importante a ser considerado nessa história toda, é a reação de Jesus ás atitudes de Maria.

Enquanto os outros sempre a discriminavam e a contrariavam e se escandalizavam com suas atitudes ou com sua falta de determinadas atitudes, Jesus, pelo menos nesses dois encontros conhecidos e narrados nas Escrituras, aprova o comportamento de Maria, pois ele enxergou a pureza de seu coração limpo que conheceu profundamente quem Ele era.

Maria era uma sem-vergonha maravilhosa!
Vagabunda estonteante!
Não no sentido sexual lógico, mas no sentido espiritual.
Maria era livre como uma prostituta que faz tudo com muita vontade, sem pudor algum. Entretanto, para os mais pudicos, ela era inconveniente, escandalosa, preguiçosa, provavelmente rótulos não faltaram imputados áquele maravilhoso ser.

Eu quero ser como Maria!
E você?
Quer ser como Marta?
Ou como os outros discípulos cheios de falsa piedade?

Quem somos agora e quem nós queremos ser no futuro?
Temos a coragem de nos tornarmos um espírito parecido com o de Maria?

Eu quero!
Que Deus me ajude e me dê coragem!
Você quer?
Se quiser, que Deus te ajude também e te dê a coragem necessária também.
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário