quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VOCÊ TEM SABOR?

"Vós sois o tempero do mundo...se o sal perder o poder de temperar só presta para ser descartado"
Paráfrase das palavras de Jesus aos seus discípulos sobre a natureza do discipulado

Dias atrás me lembrei de novo dessas palavras de Jesus porque um fato simples mas marcante me aconteceu. Certo dia de meu momento de escassez sobraram apenas algumas moedas de alguns poucos centavos no meu bolso. Centavos mesmo, tenho quase certeza que não havia nem um real sequer. E nesse mesmo dia surgiu uma necessidade: comprar sal, pois ele havia acabado e eu ainda faria pelo menos mais uma refeição salgada no dia.

Desci ao supermercado para tentar comprar um pacote de sal.
Eu sabia que conseguiria, mas a dúvida era sobre a qualidade do sal que eu traria.
Meus poucos centavos me faziam duvidar se conseguiria comprar a melhor marca.
Não deu, acredito que por falta de mais ou menos 10 centavos.
Então, nessa escassez terrível, precisei comprar um sal de qualidade inferior.

Terrível!
Fraco!
Que dificuldade em salgar!
Era preciso despejar o pó na comida para sentir algum resultado!
Agüentei esse incômodo só até ter dinheiro novamente e comprar um sal de verdade.

Sei que muitos talvez se prenderão a questão da pobreza do acontecido.
Transcenda por favor.
Não escrevo para fornecer a você material para me maldizer e ter pena de mim.
Escrevo para lembrar-nos que as palavras de Jesus fazem sentido mesmo e, de fato e de verdade, o tempero é essencial para o sucesso da comida. E como o sal é o Tempero dos temperos (já fiz a experiência e cheguei a conclusão que qualquer tempero precisa de sal para dar gosto), ele é essencial para dar gosto em qualquer alimento salgado.

Lembrei de gente "sem sal".
Na minha adolescência, quando nós comentávamos sobre a beleza de certa garota, alguns diziam assim: "A fulana é bonita, mas sem sal" se referindo ao fato de que beleza desacompanhada de sabor, de simpatia, de outra qualidades que apimentam uma relação entre um homem e uma mulher é como uma comida sem tempero. Os homens que me lêem vão concordar. Quantas mulheres belíssimas que atraem num primeiro momento depois nos repulsam por causa dessa falta de sabor? Do mesmo modo, quantas outras nem são tão belas mas possuem outras características agradabílissimas que deixam um homem muito bem satisfeito? Eu já ouvi muito homem falar que "...mulher feia dá com mais vontade...." por inúmeros motivos. Esses mesmos faziam comparações e diziam que certa mulher não tão bela agradou-lhes muito mais que certas beldades da cidade.

Voltando ao assunto que nos interessa, que é o discipulado, precisamos, então, para sermos genuínos discípulos de Jesus, nos tornarmos seres saborosos. Não sexualmente saborosos, mas espiritualmente atraentes. Nosso espírito deve atrair as pessoas. Nossa alma e palavras devem provocar aquela sede que o sal provoca na língua de quem o experimenta. Sim, porque o sal, além de dar sabor, também provoca a necessidade de saciamento da sede.

Será que eu e você temos tempero?
Será que provocamos sede espiritual em outras pessoas?
Será que somos seres temperados com qualidade ou almas insípidas?

Tenho percebido que os religiosos são insípidos para o mundo.
A religião é sem graça, sem tempero, sem sal, sem sabor.
Só um verdadeiro discípulo de Jesus pode carregar consigo esse poder avassalador de temperar a vida dos outros com tudo o que há de melhor: alegria, paz, amor, fé, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário