sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A MELHOR TERAPIA

"Do suor do teu rosto comerás..."
"Trabalhai enquanto é dia, pois a noite vem...."

Consegui trabalho essa semana depois de quase 5 meses parado.
Estou sentindo de novo gosto pelo trabalho graças a Deus e percebendo que não foi sem motivo que o Criador o inventou como cura para nosso corpo, alma e espírito depois da queda.

Antes de eu me levantar para procurar trabalho com vontade de encontrar - sim, porque existe diferença entre procurar com vontade e procurar sem vontade - algumas pessoas até me disseram que seria bom eu procurar uma terapia psicológica ou psicanalítica. Eu disse a eles: "Prefiro procurar trabalho".

Disse isso porque mesmo reconhecendo a utilidade da ciência para ajudar pessoas como eu ou em estados piores, reconheço também a ciência da vida como resolvedora de muitos problemas que não precisam de terapias, sessões e mais sessões conforme acontece com muitas pessoas de nossa geração, que estão viciadas em terapias. E os profissionais agradecem porque quanto mais se crê na ciência da psicologia ou da psicanálise, mais esse profissionais lucram.

Contudo, percebo que há muitos exageros e em muitos casos procurar trabalho com vontade de encontrar solucionaria o problema de muitas pessoas que talvez estejam há anos fazendo e refazendo terapias.

Esse assunto é sério.
Muito sério.
O trabalho é assunto muito sério na nossa vida e deve ser encarado desse modo.
Não podemos titubear, porque graves conseqüências se instalam quando o abandonamos.
Eu colhi algumas dessas conseqüências e se continuasse naquele estado talvez sofresse muito mais.

Somos seres folgados.
Preguiçosos.
Minha geração, confesso, é uma geração mole cheia de melindres e frescuras.
Nesse sentido nossos pais foram muito mais saudáveis que nós.
Somos uma geração que têm muitas oportunidades nas mãos, mas muitas vezes não as aproveitamos simplesmente por preguiça, ou narcisismo, autoendeusamento, egoísmo, vaidade, etc.

Entretanto, trabalhar é uma lei irrevogável da vida.
Instituída pelo Criador que viu que depois da queda alguma medida séria deveria ser tomada para conter o fluxo de iniqüidade que poderia tomar toda a terra por conta de nossa capacidade para fazer o mal.

Imagine se não houvesse essa lei?
Imagine se não precisássemos trabalhar?
Imagine se tivéssemos todo o tempo livre apenas para "curtir"?
Será que usaríamos esse liberdade para o nosso bem e do próximo?
Dificilmente. Provavelmente a minoria, porque a maioria, sabemos que instituiria um caos terrível que provavelmente culminaria na nossa auto-extinção.

"Obrigado meu Deus porque voltei a atividade. Obrigado pela saúde, pela oportunidade. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário