quinta-feira, 1 de agosto de 2013

TRANSCENDENDO FORMAS E ENXERGANDO CONTEÚDOS

"...o seu aspecto era desfigurado...não tinha aparência de beleza nem formosura...e era como um de quem os homens escondem o rosto..."
Isaías, profeta erudito, descrevendo o perfil espiritual do Messias

Ontem conversando com um amigo sobre determinado assunto, ele me disse: "É preciso ter forma...tudo precisa de forma". Entranhei sua afirmação no momento, tive dificuldade de concordar, mas prosseguimos a conversa normalmente e logo outros assuntos foram entrando.

Depois, parei para pensar: "Será que é necessário que tudo tenha forma mesmo? Se tratando de Evangelho e Reino, será que é necessário haver forma? Será que meu amigo está certo?"

Então, voltei-me para as Escrituras, particularmente ao livro do profeta Isaías, capítulo 53, onde é traçado um perfil antecipado do Messias que haveria de pisar esse planeta 800 anos depois aproximadamente. Esse Messias, como sabemos, foi Jesus, acerca do qual não preciso tecer muitos comentários agora exceto dizer que ele foi a encarnação da essência-verdade numa aparência feia, pobre, desfigurada, estranha. Se alguém quiser mais detalhes acerca desse assunto, leia o artigo denominado "O reino de Deus é dos marginais" onde comento um pouco mais esses traços do perfil de Jesus de Nazaré segundo o relato do profeta Isaías.

Agora, depois de ler as Escrituras e nelas meditar, discordo de meu amigo, porque fica claro que Jesus se manifestou como essência e não como aparência e essa manifestação nos ensina a verdade de que no reino de Deus o que importa é essência-conteúdo e não aparência forma. A forma e aparência são valorizadas pelos seres humanos segundo a cultura do órgão ocular físico, mas Deus, o Senhor dos espíritos de todos os seres, enxerga o mundo e a vida de outra forma onde se valoriza as essências e conteúdos e menospreza-se as aparências, visto que ele enxerga a intimidade dos seres, suas mentes, almas, corações, intenções e não apenas seus corpos, roupas ou comportamentos.

Sendo assim, digo com toda a convicção que o Evangelho me dá que não é necessário forma, mas é necessário conteúdo; não é necessário parecer, mas é necessário ser; para Deus ou você é ou não é, porque Ele não se engana com aparências daquilo que nunca foi, mas quer parecer ser nem daquilo que já não é mais, mas quer que os homens acreditem que ainda continua sendo.

O Senhor vê o coração.
O interior.
O centro do ser.
A alma.
O espírito.
As energias produzidas pelo ser, sejam elas negativas ou positivas.

O reino de Deus não vem com visível aparência.
O reino de Deus vem de dentro para dentro e só exala o perfume das energias positivas do ser.
O reino de Deus só pode ser encontrado por quem ultrapassa a tirania do culto a imagem.
O reino de Deus só é achado por quem é sensível para perceber as essências.
O reino de Deus é matéria de conteúdo que transcende formas.

Entretanto, para mentes e almas infantis, ainda é necessário que conteúdos se apresentem em forma de formas, pois estes seres ainda não estão preparados para enxergarem só conteúdos. Na verdade, todos nós precisamos de exercícios contínuos de transcendência para enxergarmos conteúdos além das formas e não sermos enganados pelas aparências.

Portanto, vamos além!

Trancendamos as formas!
As formas das pessoas, sua cor, suas roupas, seus cabelos; as formas dos grupos em seus ajuntamentos; todas as formas de todos os serem e movimentos que cruzarem o nosso caminho para que enxerguemos através das formas percebendo os conteúdos espirituais de todos os seres e coisas.

Só conheceu Jesus quem transcendeu sua aparência.
Só conhece a mim quem me enxerga além e a você do mesmo modo e a qualquer outro ser humanos que se apresente do modo como vier se apresentando a nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário