quinta-feira, 15 de agosto de 2013

OS RÓTULOS E O REINO DE DEUS

"Será que ele pretende suicidar-se?....enlouqueceu....está fora de si...endemoninhado...samaritano..."
Reações de várias pessoas, principalmente religiosos, a palavras e obras de Jesus

As pessoas se acostumaram a rotular umas as outras.
Vivem emitindo juízos precipitados e ignorantes a respeito uns dos outros.
Com Jesus não foi diferente. Ele recebeu muitos rótulos diferentes ao longo de sua estada aqui nesse planeta. Essas afirmações vinham de pessoas que não o discerniam e por isso tentavam explicar de uma maneira lógica quem ele realmente era. Ás vezes essas pessoas até o discerniam, mas como reconhecer sua pessoa era para elas - principalmente para os religiosos - uma ameaça, então, mesmo sabendo quem ele era, não reconheciam sua natureza para que seus cargos e regalias não fossem colocados em risco, como aconteceu variadas vezes com os religiosos, principalmente aqueles da seita dos fariseus.

Para os simples de coração, Jesus era o Messias, o Redentor, o Profeta, o Salvador, o Filho de Deus, o Enviado, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo...mas para as serpentes venenosas, principalmente da religião, ela era louco, surtado, suicida, samaritano, endemoninhado, etc.

Os rótulos são fruto de ignorância ou maldade.
Ignorância quando a pessoa olha para a outra e, por não conseguir explicar, inventa uma explicação conforme seus achismos, sua experiência de vida, aquilo que ela já viu e entendeu e aquilo que sua capacidade mental e espiritual lhe permite identificar. Esse tipo de rotulação ainda carrega consigo uma pureza latente, com pouca maldade.
Já a rotulação motivada por maldade é uma anunciação consciente depreciativa e pejorativa do ser do outro, isto é, a pessoa discerne quem o outro é, mas como aquele outro ser reflete sua própria sujidade, então, ela tenta denigrir sua imagem através de rótulos depreciativos. Esse tipo de rotulação é totalmente corrompida e, no caso de Jesus, vinha dos religiosos, seres conscientes de quem era Jesus, ao contrário do povo mais simples e desinformado que geralmente errava no diagnóstico por falta de conhecimento e informação e não por maldade proposital.

Cuidado com os rótulos!

Cuidado com as rotulações!

Desconfie de diagnósticos emitidos a torto e a direito por aí!

Não acredite em tudo o que ouve.
As pessoas se enganam e também mentem e mentem muito!

Procure enxergar além das aparências.
Procure pela verdade, realidade, aquilo que de fato é.
Só se torna verdadeiro discípulo de Jesus quem transcende a tirania das imagens, aparências, rotulações comportamentais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário