quinta-feira, 20 de setembro de 2012

VOZES PROPOSITIVAS E VOZES MURMURADORAS

"Antes murmuraram nas suas tendas e não deram ouvidos á voz do Senhor"
Salmos 106.25
"Há muitos tipos de vozes no mundo e todas elas tem um significado"
Paulo, apóstolo do Senhor Jesus, aos irmãos Coríntios

Ultimamente, tenho me incomodado com qualquer tipo de reclamação, murmuração, descontentamento, insatisfação, principalmente se não tiver fundamento sólido, isto é, fôr uma insatisfação infundada, não referente a uma necessidade real e sim um incômodo caprichoso gerado pela vaidade humana.

Sim, estou incomodado com esse espírito, e não apenas quando ele se manifesta nos outros, mas também quando eu o percebo em mim mesmo. Esses dias atrás aconteceu isso. Discerni esse espírito de murmuração em mim mesmo.

A situação foi a seguinte.
Vou contar a história toda.
Resumida.
Há mais ou menos dois meses cheguei aqui nessa cidade, que não é a minha natal, com o objetivo de nela permanecer para estar próximo ao meu filho. Sem trabalho. Com pouco dinheiro. Dependendo apenas de alguns trocados que minha família ás vezes me mandava para morar e comer. Logo, obviamente, conclui pela lógica mais lógica da vida, que para me estabelecer precisava de trabalho para me auto-sustentar visto que não sou mais um adolescente e além disso, também sou jovem, saudável e capaz de desempenhar muitas tarefas e realizar variados trabalhos.
Então, comecei a procurar trabalho.
Foi difícil porque a cidade é pequena, com sua economia fundamentada no comércio e na agropecuária e com a condição de QI(Quem indica) para entrar nas empresas. Como eu conheço poucas pessoas aqui, não tinha muito apoio.
Perambulei. Peregrinei. Andei. Afinei mais ainda minhas canelas já esguias.
Até que, enfim, depois de mais ou menos 50 dias, consegui entrar no processo seletivo de uma empresa prestadora de serviços de call center e telemarketing.
Entrei e estou trabalhando lá como operador, atendendo clientes de uma outra emrpesa que tercerizou o serviço de atendimento deles.
O trabalho, como qualquer outro, tem suas chatices e fadigas, afinal é trabalho. Contudo, não é o pior do mundo se comparado a diversas outras funções existentes por aí.

Entretanto....
Me peguei murmurando dele.
Relcamei. Xinguei. Fiquei "bavo".
Pura frescura e reclamação infundada.
Nesse momento, eu mesmo me indignei comigo, visto que me lembrei que eu havia orado muito para conseguir uma porta de trabalho e agora, que o Senhor havia me aberto, eu estava insatisfeito com a oportunidade que me aparecera.
Que insatisfação!
Que murmuração!
Que ingratidão!
Que frescura!
Que vaidade!
Que contradição e ambigüidade!
Como somos maus, ingratos, caprichosos e insatisfeitos!
Murmuramos de quase tudo e alguns que padecem de murmuração crônica murmuram mesmo de praticamente tudo.

Também comecei a prestar a atenção em murmurações alheias.
A maioria infundada, sem sentido, gerada por puro capricho, sem fundamento sólido e real.
Então, comecei a perceber que faço parte de uma geração inteira estragada, mimada, afrescalhada, fraca, folgada, preguiçosa e ingrata.
Nossos pais e avós sofreram muito mais que nós e alguns deles reclamaram menos.
Mas nós murmuramos mais por motivos muito menores.
Somos uma geração que possui confortos que nossos avós nem imaginavam um dia exisitir, mas mesmo assim cultivamos uma alma insatisfeita como se fôssemos escravos abusados e maltratados por senhores de engenho déspotas e cruéis.

No meio dessa geração murmuradora ouço poucas vozes propositivas.
Vozes que ao invés de se entregarem á murmuração coletiva, pensam um pouco e oram mais para encontrar soluções ao invés de sentarem-se e reclamarem da vida.
Gente que ao invés de reclamar do calor vai tomar um banho gelado para se aliviar ou chupar um sorvete para se refrescar.
Gente que ao invés de sentar e reclamar do baixo salário vai a luta para no futuro conseguir uma promoção ou um outro trabalho onde ele seja melhor valorizado.
Gente satisfeita que sabe diferenciar o que é essencial a vida e o que é apenas capricho gerado pela vaidade do coração enganoso do homem.

Eu quero deixar de ser uma voz murmuradora para me tornar uma voz propositiva sempre!

E você?

Os murmuradores não constroem nada e ainda ajudam a derrubar o que está em pé.
Os propositivos lutam, guerream, suam, constroem, vencem obstáculos, tentam várias vezes e cultivam um coração grato a Deus mesmo quando tudo parece ter dado errado.

Que Deus arranque de nós esse espírito murmurador e introduza dentro de mim e de você esse espírito da proposta, da reflexão que resolve, da solução, da pró-atividade como dizem em nossos dias.

Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário