terça-feira, 4 de setembro de 2012

A ESSENCIAL DIFERENÇA ENTRE TEOLOGIA E REVELAÇÃO

"Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois ocultaste essas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos"
Jesus, sobre a estratégia humilhante de Deus em comunicar realidades espirituais aos homens

Estudei teologia, como já disse aqui em outros textos desse mesmo blog.
Inclusive, em um deles, denominado "Teologia: porque abandonei Lógica para ficar só com Téo", falo mais detalhadamente sobre o que aprendi e os motivos que me levaram a abandonar a teologia.

Por que abandonei a teologia?
Por que a teologia é apenas uma ciência humana, como qualquer outra: como a biologia, a matemática, a química, a física, enfim, qualquer saber humano que se possa denominar e que faça parte do grupo ao qual as definições científicas disserem que ele faz.

Ela tem utilidade?
Sim, como qualquer outra ciência, a teologia tem utilidade.
Ela pode ser usada para diversos propósitos: comprovação de manuscritos antigos, compreensão de significados históricos e gramáticos das Escrituras, entendimento de certas passagens da Bíblia, compreensão da fé de certos grupos religiosos, etc.

A teologia como ciência tem o seu lugar na história da humanidade e a sua relevância para o homem, a igreja e a sociedade em geral.

Contudo, a teologia é limitada.
E por que digo que ela é limitada?
Justamente pelo mesmo motivo que disse que ela é útil e também por causa da mesma descrição de natureza que realizei acima.
A teologia é limitada porque é uma ciência inventada e desenvolvida por seres humanos limitados.
Teologia é pensar humano sobre Deus.
Teologia não é pensar de Deus sobre Deus nem revelação completa de Deus sobre os homens.

Teologia é somente cogitação, raciocínio, hipótese, discussão, argumentação, tese, antítese, ás vezes síntese, mas mesmo quando encontra uma síntese ainda sim não deve ser tomada como absoluta se essa síntese fôr apenas comprovação lógica racional de certas realidades.

Por que digo tudo isso?
Por que tento definir o que é teologia?
Por que tento expressar em palavras aquilo que em meu espírito é absolutamente convicção profunda?

Faço isso porque percebo muitas pessoas confundindo TEOLOGIA COM REVELAÇÃO.

Sim, muitas pessoas fazem essa confusão e outras acreditam nesses que essa mistura realizam.
Eu mesmo já fui confuso a respeito do assunto.
Hoje sei que uma coisa é uma coisa e outra coisa é uma outra coisa mesmo, de fato.

Antes eu pensava que teologia era revelação da Palavra pelo Espírito Santo.
Mas não é. A revelação da Palavra juntamente com a testificação do Espírito Santo é um entendimento muito mais profundo e as vezes até inexprimível por meio de palavras.
Eu mesmo não estou conseguindo expressar em sua totalidade o entendimento espiritual que tenho acerca desse assunto. É muito certo, mas ao mesmo tempo um mistério, pois estamos falando de realidades espirituais sobre as quais temos apenas lampejos de luzes acesas por Deus em nosso espírito.

O mais interessante acerca desse assunto é que esse discernimento da Revelação de Deus no Espírito foi ocultada pelo próprio Deus para muitos sábios e instruídos e dada pelo Seu Espírito Santo a gente pequenina dessa terra. É uma estratégia humilhante de Deus, para que os grandes se dobrem ante sua soberana vontade em se revelar a quem quer, quando, onde e como quiser.

A maioria das pessoas que compreende essas realidades espirituais profundas é gente simples, menos culta, ás vezes iletrada mesmo, pobre, sem influência na sociedade dominada pelo ricos, instruídos e poderosos segundo os poderes deste mundo tenebroso. Foi Jesus quem ensinou essa verdade. Não estou inventando nada, apenas repetindo como eco o ensino perfeito de nosso Mestre.

Por isso, não adianta estudar teologia para conhecer a Deus.
Estudando teologia você conhecerá uma teo-logia, isto é, um pensar humano lógico acerca da revelação de Deus, pois a teolgia é a opinião humana a respeito do que Deus disse e fez na história da humanidade. Teologia é só isso e o que disso passar como descrição de sua natureza, acredite, vem do Maligno.

Mas a Revelação...
A Revelação é o conhecimento espiritual derramado pela Palavra e pelo Espírito Santo ao coração humano conforme a soberana e livre vontade do Deus Todo-Poderoso.
Tem gente que nunca estudou teologia, mas sabe muito sobre a revelação.
Tem gente também entupida de teologia, mas vazia de revelação, até porque o enchimento de uma esvazia o sujeito da outra.
Tem gente que não sabe nem falar direito, mas entende realidades espirituais profundas.
Outros são oradores profissionais que encantam platéias grandes com suas performances teológicas, mas não conhecem praticamente nada da revelação da Palavra.

Você é um religioso cheio de teologia e bibliologias ou é um discípulo simples que dia após dia aprende verdades espirituais profundas discernidas pela Palavra e pelo Espírito?
Você acha que Deus se revela só em livros?
Você acha que Deus só fala através da Bíblia?
Seu Deus é tão pequeno assim?
Você crê que só entendemos a Palavra se um teólogo nos explicar?
Você não crê nas palavras de Jesus acerca do verdadeiro conhecimento espiritual de Deus pela fé na Palavra e através da sensibilidade espiritual que o Espírito Santo produz?

Que Deus nos revele todos os dias sua Palavra pelo seu Santo Espírito!
Que o Senhor nos esvazie de teologia e nos encha de santo entendimento espiritual!
Que o Pai de toda Sabedoria nos dê as genuínas compreensões espirituais!

AMÉM! AMÉM! E AMÉM!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário