quarta-feira, 26 de junho de 2013

VOCÊ É UM SER PACIENTE?

"Meus irmãos, tende como exemplo de paciência os nossos irmãos apóstolos e profetas que viveram antes de nós..."
Epístola de Tiago, apóstolo do Senhor

Nos últimos dias me encontrei muito inquieto e ansioso.
As causas eram duas que prefiro não citar porque também não farão falta ao principal objetivo do escrito desse texto.
São aflições comuns e normais a qualquer ser humano.
Nada absurdo.
Dificuldades que bilhões já passaram e continuam passando no mundo até hoje.

Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu.
Me veio a mente sua palavra e o tema paciência.
Entendi que nesse momento é necessário que eu tenha muita paciência para atravessá-lo.
O momento ao qual me refiro é um tempo que até agora dura aproximadamente 1 ano e 6 meses.
Nas minhas reflexões considerava esse tempo longo até que me lembrei de certos exemplos bíblicos e históricos de homens e mulheres que precisaram esperar muito mais tempo para verem ou não cumpridas as palavras de Deus a seu respeito.

Reli histórias bíblicas.
Três ao todo.

A primeira foi a de José que precisou esperar 13 anos para ver cumprida a promessa de Deus específica para ele, a qual ele recebera em sonhos quando ainda morava com a família e a qual também encheu de fúria os irmãos que motivados de ira e inveja após ouvir dele o relato do sonho profético, decidiram matá-lo e, no final das contas, o que aconteceu foi sua venda como escravo para a terra do Egito. Lá ele sofreu muito, foi atacado, preso injustamente, maltratado por causa de não ser nativo e só no final pôde gozar do cumprimento da profecia quando foi eleito governador do Egito.

A segunda foi a de Abraão que necessitou aguardar 25 anos para ver cumprida a promessa do Senhor de se tornar pai de uma numerosa nação. Ele recebeu a promessa-profecia quando tinha 75 anos, mas só foi pai pela primeira vez aos 100 anos quando sua mulher estéril e velha de 90 anos engravidou de uma maneira miraculosa depois de já não ovular há muito tempo. É óbvio que nesse meio tempo muita coisa aconteceu, inclusive um ato de impaciência do casal que resolveu tentar "ajudar" Deus a cumprir sua palavra dando um jeitinho brasileiro através da gravidez da serva Agar. A idéia foi de Sara, mas Abraão concordou com o conselho incrédulo e impaciente da mulher. Entretanto, chegou o dia em que Deus cumpriu sua promessa e Isaque nasceu. Demorou, mas aconteceu.

A terceira e mais longa dessas histórias (pelo menos em relação ao período de tempo) foi a de Moisés que demorou 80 anos para não ver o cumprimento da promessa profecia que recebeu de Deus. Isso mesmo 80 anos para não ver. Foram dois períodos de 40 anos. O primeiro período durou desde o momento em que ele viu a aflição de seu povo no Egito até o dia em que voltou para lá para mandar Faraó libertar o povo em nome do Senhor. O segundo período se deu da saída do Egito até a chegada a terra prometida de Canaã, terra na qual o Senhor não permitiu que ele entrasse por causa de sua desobediência no meio do caminho.

Também me lembrei de uma história muito conhecida da humanidade que, não é propriamente uma história de fé em alguma promessa divina (pelo menos não parece), mas é uma história humana de paciência de um homem lutando contra um regime totalitário de discriminação. O regime é o Apartheid e o homem é Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, o qual atualmente está muito doente e velho. Comprei o vídeo de sua história e conheci alguns detalhes que me fizeram admirar o homem como uma inspiração humana para qualquer um de nós. Um dos detalhes que nos interessam agora aqui é que seu tempo na prisão por causa de sua luta foi de 27 anos. Isso mesmo: 27 anos e nem eram propriamente pela "causa" do Evangelho, embora tenha sido por uma causa nobre que tenha total relação com os significados mais profundos de igualdade e justiça que Deus em Sua Palavra ensina. Quis citar esse exemplo para nos constranger em nossa total impaciência Ocidental para aguardar promessas proferidas pela boca do Deus que não mente. Em tese,
Mandela teve uma paciência tamanha em relação a uma não-promessa-declarada divina, pois, aparentemente, era uma convicção ideológica. Esse exemplo, então, nos humilha mais ainda, porque não se trata de "exemplo bíblicos", mas meramente humanos, de gente que tem muito maior disposição para lutar pelo que acredita do que a maioria de nós cristãos.

Será que eu e você temos paciência para esperar metade do tempo que esses homens e mulheres esperaram?

Será que nossa geração consegue esperar 13, 25 ou 80 minutos por algo importante?

A paciência é uma virtude necessária em certos períodos da vida.
Só venceremos esses períodos se a mantivermos dentro de nossas almas.
Paciência é paz-ciente que significa manter a paz com consciência da realidade difícil que nos cerca.
Não é paz-ignorante da realidade, aquele tipo de serenidade obscurantista que alguns possuem por causa de sua ingnorância ou não aceitação da vida como ela é.

Você é paciente?

Eu não sou, mas estou precisando, a duras penas, aprender a ser.

Você também tem disposição para trilhar esse caminho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário