sábado, 22 de junho de 2013

O EVANGELHO MUDA NOSSO OLHAR

"Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso"
Jesus

Dias atrás eu me encontrava muito triste por causa de algumas dificuldades que estou enfrentando: solidão (moro totalmente sozinho e recebo pouquíssimas visitas), desemprego (há 4 meses saí do trabalho e não consegui mais uma nova oportunidade), distância da família e maioria dos amigos (estou em uma cidade e estado que não são os meus natais, há mais de 1000 Km de minha família), entre outros detalhes que também trazem um pouco de peso a essa atual situação.

Me deprimi porque concentrei fixamente o olhar, isto é, a atenção nessas "faltas" que possuo atualmente.

Entretanto, há poucos dias comecei a mudar o olhar e a perspectiva e encontrei motivos para agradecer a Deus apesar dessas aflições que sofro. Um desses motivos é o fato de eu estar sendo sustentado pelo Senhor (através de família e amigos) de um modo que nada material me falta: nem casa, nem comida, nem roupa e comparado a escassez que muitos outros seres humanos viveram e vivem, na verdade, tenho até certo conforto, principalmente levando em consideração que não estou trabalhando no momento.

Algumas pessoas possuem o que tenho mas com muito suor do próprio rosto.
Eu, entretanto, no momento, apesar de não exercer nenhuma atividade que produza renda, estou suprido de tudo o que essencialmente  e materialmente preciso.

Essa percepção me fez enxergar a graça de Deus, visto que é graça mesmo, já que eu não trabalho para ganhar o que ganho, apenas recebo como dádiva graciosa de pessoas que estão me ajudando. A graça de Deus é maravilhosa e quebra regras estabelecidas a milênios. No meu caso a regra de trabalhar para se sustentar e conseguir o pão do suor do próprio rosto, isto é, pelo esforço realizado pelo próprio trabalho.

Percebeu como a mudança de olhar transforma nossa tristeza em alegria?
Foi exatamente isso o que aconteceu comigo esses dias atrás.

Essa é a mudança de olhar a qual Jesus se referiu.
Essa mudança de olhar é mudança de perspectiva, de enxergamento, de ângulo pelo qual se observa e se constata as realidades da vida.
Mudei o ângulo e a tristeza se transformou em alegria pela constatação que a graça de Deus está operando em meu favor para meu bem no momento.

Creio que podemos vencer toda aflição, por pior que seja, apenas exercitando esse princípio.
Todo mal traz consigo algum bem, ainda que seja um bem que só você intimamente enxergue.

Essa mudança de perspectiva não resolveu objetivamente meus problemas, mas resolveu subjetivamente, no meu coração, na minha alma, no meu espírito que agora está menos triste e mais esperançoso.

Continuo morando sozinho, desempregado e longe de minha família e amigos.
Entretanto, também continuo comendo, bebendo, vestindo, habitando a graça de Deus todos os dias.

"Obrigado meu Deus por mudares minha percepção. Que sempre seja assim para que eu sempre tenha consolo que vem da Tua Palavra e também que seja assim para quem estiver lendo esse texto agora. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário