quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IMAGEM OU PALAVRA: QUEM GUIA VOCÊ?

"O homem vê o exterior, mas o Senhor considera o coração"
Deus, ao profeta Samuel, quando este foi a casa de Jessé ungir o novo rei de Israel e ficou encantado com Eliabe, o irmão mais belo, alto e forte de Davi

Como todos sabemos e é extremamente óbvio e notório, vivemos cada dia mais imergidos em uma cultura psico-espiritual que valoriza muito a imagem em detrimento de realidades interiores.

Hoje mesmo, estava reparando mais uma vez, enquanto subia uma escada rolante, na reação das pessoas quando encontram um espelho. A maioria pára tudo o que está fazendo, seja o que fôr - conversando, lendo, falando ao celular, etc - para conferir o estado de sua imagem, principalmente penteado, no reflexo desse vidro. Aliás, por falar nessa escada rolante, colocaram propositalmente espelhos em ambos os lados, justamente porque sabem que nossa cultura está viciada em um culto a imagem.

Hoje também, notei outro exemplo desse culto a imagem que prestamos diariamente.
A repercursão de fotos que postei em minha página do facebook foi imensamente maior que palavras e frases que ás vezes posto em meu status. Algumas palavras e frases passam quase que despercebidas, mas as fotos nunca, principalmente se são boas e inspiradoras como as que postei referentes a um passeio que fiz a uma cachoeira da região.

Eu também tenho notado que, embora em menor escala, estou um pouco viciado nessa droga.
Vez ou outra me pego conferindo meu penteado em algum vidro ou espelho pela rua.

Não quero aqui ser extremo ao ponto de ignorar a importância da imagem como manifestação natural dos seres, como o é, já que Deus nos deu o sentido da visão para usarmos e ele pode ser estimulado sim com moderação. Estou me referindo a um exagero que há nessa tirania de culto a imagem estabelecida. O caso é sério.

Sério também é o fato de que não é uma realidade atual, mas antiga que tem relação com essências mais profundas do ser chamada humano. Tanto isso é verdade que sempre foi assim. No princípio foi assim quando Eva preferiu as delícias provocadas pela visualização do fruto da árvore proibida ao invés de obedecer as palavras proferidas pelo Criador. Uma troca simples e suicida: palavra por imagem. Por semelhante modo, no registro citado acima, vemos o próprio profeta Samuel, homem que conhecia o Senhor com intimidade, quase cair na tentação de escolher o rei de Israel baseado em características físicas. Ele se impressionou com Eliabe, o irmão mais velho, mais alto, mais forte, mais belo, mais tudo do que era Davi: o menos alto, menos belo, menos forte, menos experiente.

Estamos doentes por causa desse culto a imagem.
Nos tornamos seres desprezíveis.
Na verdade, não nos tornamos, sempre fomos, mas esse culto manifesta essa nossa faceta terrível e enganadora.

Contudo, o desafio do Evangelho é, dentre tantos outros, vencer essa tirania das aparências.
A Palavra ensina que o Senhor não se impressiona com aparências pois considera a lei perfeita do estado da alma, do coração, da mente, do espírito.

Quando priorizamos o sentido visão, cultuando a imagem, automaticamente, menosprezamos o sentido audição, desprezando a palavra que traz mensagens, conteúdos e espíritos-essências para nossa compreensão da vida e dos seres.

E o diabo anda deitando e rolando.
Ele usa a IMAGEM para desviar nossa atenção da PALAVRA.
Ele sabe há muito tempo que nos encantamos facilmente pelas imagens que nossos olhos observam e por isso as usa contra nós, para que pelo embriagamento da alma pelas coisas vistas o espírito se esqueça da palavra que diz que o coração é manifesto pelas palavras e não pela imagem.

Acaso Jesus disse que "a imagem transmite o que está cheio o coração?"
Ou teria dito ele que "a palavra exala as realidades mais profundas do ser?"
Não é a boca que transmite com fidelidade o conteúdo de preenchimento ou vazio do coração?

Tenho procurado prestar mais atenção nas palavras das pessoas do que na aparência delas.
E tenho notado que, muitas vezes, o conteúdo expresso pelas palavras é muito mais fiel do que qualquer traço da imagem possa me comunicar. Não estou dizendo que a imagem não comunica nada. Eu sei que comunica e que também de certa forma expressa conteúdos espirituais.
Contudo, é a voz que exclama com mais propriedade os gemidos da alma  e do espírito.
Como ouvi, há dias atrás, de certo cantor brasileiro conhecido, "a voz também é uma janela da alma".

Você tem sido enganado pela tirania das aparências?
Você é um devoto da conspiração da imagem contra a palavra?
Você acredita mais no que vê ou no que ouve?
Você ouve quando está vendo?
Você é um ser que gasta tempo e dinheiro para manter uma imagem "positiva" ou "aceitável" pela maioria?
Você come do fruto da árvore da queda todo dia esquecendo-se das palavras de vida do Criador amoroso?

"Oh! Pai Celeste, Criador de todos nós, converte-nos á Tua Palavra, para que não nos enganemos estimulados pelas mentiras que a imagem propõe como caminho de verdade. Amém!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário