segunda-feira, 13 de agosto de 2012

VOCÊ ACREDITA MESMO QUE DEUS "PESA A MÃO"?

"Se Deus pensasse só em si mesmo por um segundo a criação toda expiraria"
Livro de Jó

Ontem eu estava conversando com uma pessoa sobre determinadas adversidades que estou enfrentando e ela rapidamente me fez uma pergunta: "Você não acha que está sofrendo isso porque Deus está pesando a mão sobre você?". Eu lhe respondi: "Não, porque Deus não pesa a mão sobre ninguém, pois caso assim fosse nenhum de nós estaria aqui vivo hoje e agora".

Depois daquela conversa fiquei pensando no assunto. Principalmente porque não é a primeira vez que ouço tal expressão e também porque ela possui um significado espiritual negativo e distorcido da Palavra de Deus.

Qual é o real significado e espírito de tal expressão?
O que significa mesmo crer que Deus "pesa a mão"?
Por que tal crença é uma realidade em muitas mentes evangélicas?

"Pesar a mão" significa castigar e retribuir o mal que porventura merecemos pelos nossos pecados. É punir, devolver, bater, oprimir a alma do "filho" para que ele "aprenda".

Essa expressão carrega consigo um significado de punição pelos pecados cometidos.
Mais ainda: traz consigo a mentalidade de que Deus "não deixa passar nada". Como se ele fosse vigia da alma humana e por isso retribuísse a nós a medida que todos os nossos pecados merecem. Como se Deus não perdoasse nada. Ou como se sua graça não fosse tão abundante quanto é.

Creio que Deus disciplina sim e também que todos os nossos pecados trazem conseqüências inexoravelmente  reais. Não estou dizendo que vez ou outra o Senhor nos dá "umas varadas" nem que podemos pecar com tranqüilidade pois a graça pode ser abusada. Não, não é esse os sentido das palavas que escrevo. Contudo também creio que o sofrimento na vida é inevitável e tanto maus e bons, justos e pecadores, íntegros e ímpios, sofrem. Mesmo o homem mais reto está sujeito a sofrimentos grandes independentemente de ter cometido pecados que fizessem com que o Senhor retribuísse "pesando a mão sobre ele".

DEUS NÃO PESA NEM A UNHA DO DEDO MÍNIMO!
SE DEUS PENSASSE EM "PESAR A MÃO" SERIA UMA DESTRUIÇÃO TOTAL DE UMA POBRE ALMA HUMANA!

Deus é gracioso, paciente, longânimo.
Deus é perdoador, agüenta muita coisa, nos suporta por gracioso amor como um pai que espera com paciência o filho crescer e entender certas realidades.
Deus não é homem para se vingar nem filho do homem para retribuir segundo o merecimento de cada um.

Por favor, se você crê que Deus "pesa a mão", então, tome cuidado.
Você pode ser o próximo.
A sua vez pode chegar.
Ouve você acha que Deus só "pesa a mão" sobre os outros?

Na verdade, eu quero que você entenda que Deus é paciente e gracioso e não pesa nada.
Deus é leve, muito leve. Ele pega leve, muito leve.
Se Ele pegasse pesado, meu Deus....

Deus é leve e ao invés de pesar a mão sempre a estende a todo o que em sinceridade e quebrantamento o busca de todo o coração. Amém.

2 comentários:

  1. Realmente, também partilho da mesma ideia, em minha igreja na E.B.D tivemos este debate, e usei o texto de Lucas 9, 51-56 para enfatizar erro grotesco causado por anos de mal uso da Bíblia, Pois os alunos acreditam que " se não aceitar por amor,vem pela dor" Graças a nosso bom DEUS ainda temos pessoas que acreditam que ha um verdeiro DEUS de amor!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, também partilho da mesma ideia, em minha igreja na E.B.D tivemos este debate, e usei o texto de Lucas 9, 51-56 para enfatizar erro grotesco causado por anos de mal uso da Bíblia, Pois os alunos acreditam que " se não aceitar por amor,vem pela dor" Graças a nosso bom DEUS ainda temos pessoas que acreditam que ha um verdeiro DEUS de amor!!!!!

    ResponderExcluir