segunda-feira, 13 de agosto de 2012

OS FILHOS DA GRAÇA E OS FILHOS DA LEI

"A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo"
João, o apóstolo

Nesses últimos meses, nos quais tenho enfrentado uma reviravolta em minha vida, tenho observado dois tipos de pessoas que encontro pelo caminho: os filhos da graça e os filhos da lei.

Os filhos da lei são aqueles que me encontrando no estado em que estou, isto é, divorciado, sem pastoreio formal em uma denominação, sem trabalho e perambulando por algumas cidades, só emitem condenações e juízos contra a minha alma. Eles querem saber o histórico completo e eu dou. Contudo, quando ficam sabendo de certas verdades sobre mim - pecados inclusive pois confesso todos que cometi embora não aceito a carga daqueles que me inventaram - eles retrocedem e não ajudam. Alguns até são aparentemente simpáticos, mas na hora de meter a mão ninguém mete. Na hora de se arriscar ninguém se arrisca. Na hora de tirar R$ 10,00 do bolso ninguém tira.

Já os filhos da graça são aqueles que, embora não diminuam a implicação dos pecados que cometi nem me bajulem ou estimulem em mim qualquer senso de autovitimização, isto é, gente que me trata na verdade da realidade como ela é, ajudam, ou pelo menos tentam, como alguns estão fazendo: me acolhendo, dando casa, comida, tentando conseguir trabalho para mim, etc.

Estou discernindo com clareza a grande diferença entre esses dois tipo de gente.
E a maioria habita dentro de igrejas visto que os ambientes que freqüento, em sua maioria, são ambientes religiosos ou pelo menos a maioria das pessoas com as quais convivo são religiosas.

Então, tenho encontrado nesses ambientes religiosos, gente da graça e gente da lei.

Essa me tem sido uma diferenciação essencial para percorrer o caminho estreito do Evangelho.
Se você não discerne isso, você corre o sério risco de jogar suas pérolas aos porcos, isto é, os filhos da lei e machucar os pequeninos do Senhor, isto é, os filhos da graça.

Já joguei algumas pérolas a alguns porcos e colhi sofrimento por causa disso.
Contudo, também revelei segredos lindos a filhos da graça e recebi deles a recompensa de discernirem quem eu realmente sou.

Você sabe discernir os filhos da lei dos filhos da graça?
Então, aprenda, porque você vai precisar um dia ainda que hoje não seja necessário.
Esse é um discernimento essencial para a vida cristã genuína.
Paulo, por exemplo, discerniu essa diferença e sofreu muito, mas venceu em nome de Jesus.
Eu também estou aos poucos aprendendo e vencendo também.
Você, portanto, também pode aprender e vencer junto conosco.

Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário