sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

AS DIMENSÕES DO SER

Eu creio, como afirma a Palavra de Deus, que nosso ser possui três dimensões aqui nesse mundo: corpo, alma e espírito.

O corpo é a parte física totalmente dependente das outras duas abstratas.
A alma é a parte abstrata e subjetiva ou espiritual que está entre o corpo e o espírito, mas que tem sua independência, sua força, sua mente, suas capacidades.
Já o espírito é a essência do ser, o alicerce, o fundamento, o sopro do Criador numa atitude repleta de amor; a espinha dorsal do ser.

Sei que é difícil definir tais realidades, principalmente as duas últimas que são abstratas e habitam terrenos difíceis de se transitar, mas também creio que podemos entendê-las pelo menos em parte, por isso me arrisco a escrever sobre tal assunto.

Quero dizer também que minhas bases continuam sendo as de sempre, isto é, a revelação que a Palavra de Deus faz de tudo: da vida, de Deus, do homem e, conseqüentemente também, dessas esferas do ser. Digo isso apenas para que quem lê saiba de onde vêm minhas idéias e meus fundamentos mais profundos. Creia, eles vem de Deus! Eles vem da Palavra de Deus! Eles vem do Espírito Santo de Deus! Porque eu creio que tenho o Espírito dele que me ensina sempre a respeito das profundidades da vida e dos seres.

Então, voltando ao assunto mesmo, não quero dizer muito a respeito do corpo, porque eu creio que ele, mesmo sendo em certo sentido uma criação maravilhosa e enigmática, em outro sentido é totalmente dependente da alma e do espírito para viver e se mover. Portanto, paro por aqui e me dedico a falar sobre os outros dois.

Comecemos pela alma.
A alma é a parte mais superficial do ser. Ela é, de um modo geral, o modo de se expressar do ser, uma espécie de "atriz" que expressa as interioridades mais profundas do ser humano. Ela traz a tona o que está oculto e carrega consigo tanto o bem quanto o mal. Quando vive sozinha, desgovernada, carrega mais o mal; entretanto, quando vive acompanhada pele espírito humano e/ou o Espírito Divino ela produz mais bem do que mal. Uma comparação muito boa - embora imperfeita - que podemos fazer acerca da alma é que ela é a "mulher" do ser. Por que? Porque é mais frágil, mais inconstante, mais volúvel, mais insegura, mais carente, etc. Eu creio que essa comparação é fidedigna e espero que alguma mulher que me leia não seja tomada de um sentimento feminista e me chame de machista, porque não é esse o caso. Só estou emitindo a verdade baseada na realidade e não em desejos de "como eu gostaria que fosse". Não estou aqui manifestando minha vontade, mas a verdade baseada na observação da vida.

Agora vem o espírito.
O espírito humano e não o de Deus.
Porque, na verdade, o espírito humano puro, já tem o espírito de Deus embutido nele. O espírito de Deus só "sai" por causa da carnalidade nossa de cada dia que o expulsa de dentro de nós; é a nossa iniqüidade que faz guerra contra tudo o que é de Deus em nosso espírito.
O espírito é a parte mais profunda do ser, o interior dos interiores, um local de difícil acesso e que poucos adentram pelos mais variados motivos. Uns porque não crêem no que eu digo; outros porque não compreendem e por isso rejeitam; outros até compreendem e crêem, mas têm pregüiça de fazer tais exercícios e preferem as facilidades da superfície da alma.
O espírito é a parte do ser mais consciente da realidade e mais constante. Diferentemente da alma ele não se emociona muito, não se envaidece tanto, se ilude pouco, enxerga mais, vê além e por isso tem maior capacidade de governar o ser para o bem. O espírito pode ser comparado ao "homem", ao ser masculino que possui maior capacidade para governar e espero, novamente, que as feministas não me odeiem; mas se odiarem, já estão perdoadas, porque o espírito vive nas profundezas e não odeia, quem odeia é a alma cheia de pseudo-motivos para odiar.
Portanto, o espírito é a parte do ser mais preparada para governar o ser todo e ser referência para a alma que sempre precisa de direções e rumos e consolos.

O grande desafio, então, depois de entendermos essas realidades e nelas crermos, é que nós vivamos uma vida mais observativa, se esforçando para identificar que nos governa diariamente.

O espírito ou a alma?

Creio que os governos oscilam constantemente.
Ora somos governados pelo espírito; ora pela alma.
Mas os resultados mostram que, no que diz respeito ao governo do ser, o espírito está mais preparado que a alma para tal tarefa.
A alma existe e tem sua importância, mas só produz bons resultados quando direcionada pelo espírito. Caso contrário, o ser tomará rumos estranhos e caminhos de morte quando poderia - porque sempre pode - experimentar os caminhos de vida que o Senhor já preparou para nós desde antes que houvesse mundo.

Amém!
Deus o abençoe e tente fazer esse exercício no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário