segunda-feira, 15 de abril de 2013

O CENTRO DO SER

"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que uma espada de dois gumes; e penetra até ao ponto de dividir a alma do espírito; e está apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração"
Escritor aos Hebreus, Novo Testamento, Bíblia Sagrada

O encontro das águas do rio com o Mar forma um fenômeno extraordinário no rio Araguari, na Amazônia Brasileira: a Pororoca. A Pororoca é o conjunto de ondas formado pelo encontro dessas duas grandes forças da natureza. De um lado o rio tenta adentrar o mar; de outro lado o mar tenta impedir que o rio o invada. Uma das maiores redes de TV chinesa deslocou vários profissionais e muitos equipamentos de última geração apenas para registrar esse fenômeno extraordinário e transmití-lo ao vivo para o povo chinês do outro lado do planeta.

Igualmente fascinante é o fenômeno do encontro das águas do rio Negro e do rio Solimões, na Amazônia também. As águas escuras do Negro se chocam com as barrentas do Solimões e esse encontro forma o Gigante Amazonas. Explêndido! Fabuloso! Grandioso! Mais interessante ainda é que as águas embora se encontrem não se misturam muito. A mistura é apenas local, isto é, na geografia do encontro, pois no restante da extensão de cada um, fica nítida a separação pela cor específica das águas.

Mais fascinante que a Pororoca e o berço do Amazonas é o Centro do Ser Humano.
Sim, muito mais fascinante e interessantíssimo porque habita dentro de nós.
É invisível, mas real; é intocável, mas concreto; não se pode provar cientificamente ainda, mas com esforços futuros até a ciência há de ter uma explicação empírica para o fato.

O que é o centro do ser?

O centro do ser é o encontro da Alma com o Espírito.
É esse ponto descrito pelo escritor aos Hebreus como aquele que divide os dois.
O escritor não se preocupa em definir, até porque provavelmente ele mesmo nem soubesse fazê-lo. Entretanto, ele faz questão de se referir a ele como uma realidade concretamente abstrata.

O centro do ser existe embora não possamos definí-lo nem excrutinizá-lo.
Ele é embora não possamos esquadrinhá-lo.
No entanto, podemos observar as Pororocas geradas por ele e os Amazonas nascidos desse coito.

Mais importante ainda do que dizer que o Ser tem um Centro é mostrar que a Palavra de Deus é tão poderosa que acessa esse ponto invisível e toca profudamente o ser humano. Ela é semelhante a um instrumento cortante que tem o poder de adentrar o ser até o ponto mais central e profundo que se possa existir nele. A Palavra de Deus entra rasgando (no bom sentido do termo) e vai direto ao ponto da nossa essência. Por isso ela é poderosa e eficaz. Não se limita ás periferias, aos entornos, ás superfícies.

Ela penetra!
Ela entra!
Ela rasga!
Ela desvenda!
Ela atinge!
Ela acerta os alvos mais camuflados do Ser!
Ela cutuca o incutucável!
Ela destrava o coração mais trancafiado!

Ela é um instrumento poderosíssimo para a averiguação dos conteúdos da Alma, do espírito e do Ser em geral. Por isso ela "discerne", isto é, "diferencia" e "chama tudo pelo nome" sem muita sofisticação e sem medo de magoar quem quer que seja.

Quando a Palavra de Deus é crida, testemunhada, anunciada com verdade, corações são despedaçados para o próprio bem deles. É o martelo que esmiuça a dura pedra-penha do coração humano, quebrantando-o, amolecendo-o, sensibilizando-o, preparando-o para um banho de Amor e Graça derramados pelo Evangelho do Altíssimo aos seres humanos maus.

Você já foi rasgado pela Palavra?
Eu oro para que seja...
Hoje, amanhã e todos os dias que fôr necessário porque todos os dias é necessário que isso aconteça...

Que Deus te rasgue e divida nosso Ser hoje. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário