sexta-feira, 12 de julho de 2013

A HIPOCRISIA É UMA MERDA DAS MAIS FEDIDAS

"E quando orardes...jejuardes....ou deres esmola...não sejais como os hipócritas...."
Jesus, aos seus discípulos

Dias atrás eu estava passando em frente a um pequeno restaurante aqui do centro da cidade onde vez ou outra os donos promovem cultos evangélicos para "pregar" aos que passam pelas ruas. Dessa vez não foi diferente. Estavam eles lá, com o microfone ligado em um amplificador e o dirigente (que parecia também ser dono do estabelecimento) orava fervorosamente. O conteúdo de sua oração era uma tentativa de ensinar Deus a respeito de alguns assuntos. Parece que ele se esqueceu que o Altíssimo não precisa ser ensinado nem lembrado de nada, pois nenhuma informação precisa ser acrescentada Áquele que tudo sabe.

Mas o pior de tudo é o fato de que essa situação parece muito com essas denunciadas por Jesus em suas palavras aos discípulos. Jesus passava pelas ruas e praças e observava religiosos fazendo cultos e orações para os homens e não para Deus, pois o objetivo claro era ser notado pelos que passavam e impressionar quem os via assim tão piedosamente buscando a Deus.

Hipocrisia!

Jesus diz que o anonimato é uma das provas da genuinidade de qualquer dessas práticas espirituais: oração, ofertas, jejum. Quanto mais anônimas elas forem, mais puras serão diante de Deus. Entretanto, qualquer divulgação (a não ser que seja involuntária e por via de terceiros) já tira toda a pureza da prática e Deus a vomita porque é horrível para Deus enxergar um coração hipócrita tentando enganá-lo. Aliás, acredito que não seja "horrível" até porque Deus não se surpreende por nada visto que sabe de tudo e de todos sempre. Bem, não sei o que se passa na cabeça de Deus quando Ele porventura contemple tais situações, mas sei que Jesus condenou a hipocrisia de quem usa tais práticas para se divulgar.

Todo o valor desses exercícios espirituais vão para o esgoto quando o fazemos hipócritamente!

Hipocrisia é uma merda das mais fedidas no reino dos céus!

Deus prefere um palavrão sincero do que uma oração hipócrita!

É melhor dizer "filho da puta" com sinceridade do que "Jesus amado" com hipocrisia.

Será que nossos exercícios espirituais têm sido hipócritas?
Será que oramos, ofertamos, jejuamos ou fazemos qualquer outra atividade apenas para sermos detectados pelos homens?
Será que o fermento do religiosos levedou nosssa massa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário